Rede IFB Ciência Solidária com projetos em plena atividade no ano de 2021
Neste primeiro mês do ano, já temos um novo balanço das ações da Rede IFB Ciência Solidária. São projetos de realização de professores do IFB, voluntários e estudantes – como os quatro projetos que receberam recursos via edital da Setec/MEC em 2019, destinados à Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação. A preocupação do IFB com a saúde da população do DF continua. Então, reforce os seus cuidados e conheça um pouco mais sobre alguns projetos de dedicação das equipes do IFB que começaram 2021 em plena ação.
Medidor respiratório
O professor Gustavo Sandri do IFB/Campus Ceilândia, responsável pelo projeto Medidor Respiratório, foi notícia já no início do ano com sua iniciativa. O protótipo envolve um medidor de Respiração com três sensores e mede a frequência e período de respiração do paciente afetado pela Covid-19. Para esse acompanhamento, o medidor também oferece os recursos de medidor de pulso cardíaco e medidor de temperatura. É possível acompanhar a evolução do paciente em sua recuperação durante o tratamento da doença. Com isso, o medidor de frequência interessa principalmente neste momento de crescimento dos índices de atendimento e internações hospitalares de pacientes nos hospitais e clínicas. O protótipo é de baixo custo e ainda está em teste pelos pesquisadores envolvidos. Confira o vídeo do professor sobre o protótipo em sua matéria veiculada na imprensa neste mês.
IFB na Mídia - TV Globo DF 1, 13.01.2021, entre 40:47 a 41:51, pauta sobre o projeto Medidor de respiração para recuperação de pacientes de Covid-19 do IFB/Campus Ceilândia com o professor Gustavo Sandri.
Produção de Álcool em Gel
Já o IFB/Campus Estrutural e o IFB/Campus Gama, representados pelos professores Aline Tireli e Marley Garcia, estão responsáveis pela produção de sete mil litros de álcool em gel. Os frascos já estão sendo preparados e etiquetados para distribuição a instituições públicas no Distrito Federal. Outra parte será distribuída entre os campi para a comunidade acadêmica do IFB. "O trabalho envolve todos nós, professores, técnicos do Instituto e alguns estudantes. Nosso objetivo é apoiar de forma efetiva a sociedade em um momento tão delicado. É uma iniciativa que envolve outros campi e faz parte de um grupo maior de pesquisa no IFB. Todos unidos para propor ações no combate à Covid-19", conta a professora Aline Auxiliadora Tireli Miranda, docente do Campus Estrutural. Com a produção do insumo serão feitas distribuições para escolas e hospitais da rede pública, como, por exemplo, o Hospital de Samambaia (Hrsam), além da população em situação vulnerável no DF.
Produção de EPIs
O projeto para a confecção de "Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) descartáveis para uso em ambientes hospitalares" e de "Confecção de máscaras reutilizáveis para uso em ambientes comuns" também continua em execução no IFB Campus Taguatinga pela Área de Vestuário da unidade. A principal finalidade é fabricar itens essenciais aos profissionais de saúde, como máscaras e aventais descartáveis, que se encontram escassos nos ambientes hospitalares devido à pandemia do novo coronavírus. A intenção é realizar doações aos hospitais da rede pública do Distrito Federal, além de confeccionar máscaras reutilizáveis para serem distribuídas à comunidade interna do IFB.
As professoras Juliana Aragão e Juliana Rangel coordenam todas as etapas do processo, desde a escolha dos materiais, modelos selecionados e prototipagem das peças até o planejamento da produção de todos os itens que estão sendo confeccionados. Vale salientar que o processo de confecção desses EPIs descartáveis e das máscaras reutilizáveis conta com a colaboração de pessoas voluntárias, que destinam parte do seu tempo para contribuírem com essa ação social, que é vinculada à Rede IFB Ciência Solidária.
No dia 27 de janeiro foi entregue o primeiro lote de máscaras reutilizáveis. Os primeiros a recebê-las serão as colaboradoras voluntárias do projeto, juntamente com o Campus Taguatinga, Campus Brasília, Reitoria e Pró-Reitorias, totalizando quinhentas máscaras. Cada colaboradora voluntária, servidores técnicos e docentes receberão uma unidade; já os colaboradores terceirizados receberão duas unidades cada um. Os próximos lotes serão distribuídos entre os demais campi do IFB, à medida que as máscaras reutilizáveis forem sendo confeccionadas. Ao término do projeto serão confeccionados aproximadamente 25.000 (vinte e cinco mil) itens, dentre eles 19.000 (dezenove mil) máscaras e 3.000 (três mil) aventais descartáveis, além de 3.000 (três mil) máscaras reutilizáveis.
Covid Box
Foram produzidas pela equipe do IFB Campus Samambaia mais de 30 caixas de acrílico de proteção chamadas de Covid Box diante da pandemia. Os responsáveis e professores do IFB, Frederico Souza, Frederico de Souza Paula Dornelles e Carlos Petrônio Leite da Silva, trabalharam em parceria nesse projeto e fizeram as principais entregas ao Hospital de Samambaia, ao Hospital da Asa Norte, ao Hospital do Guará e aos hospitais regionais – agora procuram suprir as demandas de Unidades de Pronto Atendimento em algumas regiões administrativas. O projeto ainda vem sendo aprimorado para a utilização das Covid Box também nas macas do SAMU.
O professor Frederico conta que estão sendo aperfeiçoados o fluxo de fabricação e o sistema de montagem. "Tivemos ajuda voluntária de alguns alunos do curso Técnico em Móveis e do EMI integrado em Design de Móveis. O foco é melhorar a qualidade do equipamento para ajudar os profissionais de saúde pública do DF no diagnóstico da Covid", explica.
Os recursos do projeto foram bem investidos. Para quem quiser fazer contato com o professor sobre doações da Covid Box é só enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. – inclusive laboratórios e clínicas que precisam da proteção de suas equipes.
Outras iniciativas
Vale destacar a relação intercampi da Rede IFB Ciência Solidária, que tem se fortalecido cada vez mais. Prova disso é mais outro projeto que será apoiado pela área de Vestuário do IFB Campus Taguatinga – o projeto de “Confecção e distribuição gratuita de máscaras de tecidos para proteção individual de pessoas em vulnerabilidade e risco social para fins de mitigação da disseminação da Covid-19”, coordenado pela servidora Raline Cardoso. A iniciativa vai contar com o auxílio de um sistema automatizado para desenvolvimento, gradação, encaixe e impressão de modelagens, máquina enfestadeira semiautomática para dispor as várias camadas de tecidos e proporcionar a realização do corte de várias peças ao mesmo tempo e máquinas de costura industrial. O projeto prevê a confecção de 6.000 (seis mil) máscaras de tecido plano para distribuição entre os servidores e alunos do IFB, bem como para a população carente que necessita de tal equipamento de proteção individual.
Redes Sociais