Página inicial > Reitoria > IFB transmite live de lançamento do aplicativo Guardiões da Saúde

IFB transmite live de lançamento do aplicativo Guardiões da Saúde

Criado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 17h09 | Publicado: Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 17h09 | Última atualização em Segunda, 08 de Fevereiro de 2021, 17h09 | Acessos: 647

O Instituto Federal de Brasília (IFB), através de Comitê de Emergência (COE), fez parceria com a Universidade de Brasília (UnB) para estender a comunidade acadêmica do Instituto a oportunidade e mais uma ferramenta no enfrentamento à Covid-19.  Trata-se do aplicativo Guardiões da Saúde. Disponível para Android e Iphone (iOS), o sistema permite reportar como o usuário está se sentindo e ajudar pesquisadores e órgãos de saúde a monitorar como está a saúde geral da população. A privacidade de informações pessoais é garantida.

Entre os benefícios do novo recurso, os gestores citam a contribuição com a vigilância ativa da escola e do Distrito Federal como um todo.

Como funciona?

Todo dia, na parte da manhã, o usuário recebe uma notificação no celular que pergunta como ele está se sentindo. Se a pessoa responde que se sente mal, uma série de outras perguntas são feitas e todos os dados são enviados automaticamente para a UnB.

No app Guardiões da Saúde, você diz como se sente e ele te diz o que fazer (indicando as referências, contatos da área de saúde no GDF).

Você recebe dicas de saúde e informações seguras sobre o assunto.

Além disso, você pode descobrir se na sua região muitas pessoas estão doentes.

Desenvolvimento

O aplicativo Guardiões da saúde foi desenvolvido através de uma parceria entre a UnB e a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi).

Os dados coletados pelo aplicativo serão monitorados por meio de um painel da Sala de Situação da UnB. Trata-se de um painel público e vai trazer dados agregados disponíveis para a toda a população. Os dados também são publicados pela universidade em forma de Boletim Epidemiológico, que reúne detalhes como divisão dos pacientes por gênero, raça e região; principais sintomas apontados pelos usuários; e percentual de usuários sintomáticos por cada área, chegando a detalhes como pessoas sintomáticas em uma superquadra.

Live de lançamento

Quer saber mais e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto? Então assista a live de lançamento do aplicativo que será transmitida no canal do Youtube  TV IFB nesta terça-feira, 09 de fevereiro, às 10h.