Página inicial > Reitoria > Oficina de fornos artesanais de fundição de alumínio - Campus Taguatinga

Oficina de fornos artesanais de fundição de alumínio - Campus Taguatinga

Criado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 17h24 | Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2011, 17h24 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 5361

Os alunos do curso técnico de Eletromecânica do Campus Taguatinga já estão trabalhando na fabricação de fornos artesanais de fundição de alumínio e das demais ferramentas a serem utilizadas em uma das oficinas que serão apresentadas na SNCT. A proposta é mostrar o processo de fundição e reciclagem das latas de alumínio, bem como os conceitos básicos de Materiais utilizados na Eletromecânica. Os alunos estão construindo dois fornos (um a gás e outro a carvão), cadinhos, garras para os cadinhos e caixas de moldagem, exercitando e aplicando os conceitos de projeto e fabricação de peças mecânica, aquecimento e fusão de materiais, reciclagem de resíduos sólidos, desenho técnico e outros conhecimentos adquiridos no primeiro semestre do curso.

A participação do Campus na feira, incluirá trabalhos de Grafitagem de Camisetas que serão realizados pelos alunos e professores da área de Modas no curso técnico de vestuário e moda. Além disso, os alunos construirão  variados tipos de saias no material tule. Esse primeiro projeto integrador tem como proposta envolver as componentes curriculares de modelagem, costura, história, desenho e português instrumental, e conta com dois temas conjugados : a exposição Anticorpos e a  releitura da cultura punk já que o grafite no Brasil, se incia através das manifestações das tribos urbanas e do lema “faça você mesmo”. O segundo projeto tem como proposta realizar duas oficinas durante a Semana, o tema será “Tribos Urbanas” e contará com as professoras  Camila Fonseca e Moema Carvalho, alunos do IFB, os grafiteiros e os inscritos (comunidade ou alunos do ensino médio)  para pratica da grafitagem sobre as camisetas.