Página inicial > Reitoria > #8M IFB: Mulheres, a conexão que transforma!

#8M IFB: Mulheres, a conexão que transforma!

Criado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 09h18 | Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2021, 09h18 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 13h23 | Acessos: 1964

banner 8m

Mulheres: a conexão que transforma – este é o tema que perpassa todas as discussões da programação #8M IFB, que se inicia no dia 1º e segue o mês inteiro, com atividades virtuais e a maioria delas transmitidas pela TV IFB, no YouTube. A programação é aberta à comunidade externa, e homens e mulheres podem participar das mesas-redondas, oficinas, exposições, colóquios, palestras, relatos de experiência e até podcasts produzidos por servidores e servidoras do IFB.

Neste ano, a programação está diferenciada por se estender durante todo o mês de março e integrar atividades de todos os campi do IFB, inclusive projetos de empoderamento feminino que já eram desenvolvidos pela instituição há algum tempo, como o Projeto Petúnia, clube de leitura de autoras femininas e o Steam Power For Girls, que empodera jovens alunas do instituto que atuam com pesquisas científicas. Todos eles terão espaço na programação do IFB.

Tendo como parceria a Universidade de Brasília (UnB), o evento foi pensado e elaborado em conjunto com a instituição, a partir do compartilhamento de ideias, atividades e diálogos entre as comissões organizadoras. A abertura do #8M IFB, por exemplo, contará com a presença da reitora da UnB, Márcia Abrahão, assim como a solenidade da Unb terá participação da reitora do IFB, Luciana Massukado.

A reitora ressalta que o "#8M IFB Mulheres: a conexão que transforma!" visa reconhecer, compartilhar e, sobretudo, fortalecer  as diversas iniciativas que já existem no IFB. “Ao juntar tantas pessoas para elaborar essa programação, reforçamos laços e criamos novas conexões. Como instituição de ensino, temos o papel de discutir, desconstruir e (re)construir opiniões e pensamentos que contribuam para a construção de uma sociedade com mais igualdade,  equidade, justiça e dignidade. Está em nossas mãos a possibilidade de transformar a atual geração e entregar um futuro melhor para as gerações futuras. E é isso que o #8M IFB quer!”, continuou.

Uma das organizadoras do evento, a chefe de gabinete da Reitoria, Cristiane Salgado, explica mais detalhes sobre a concepção inovadora do evento. “Ele surgiu a partir de uma necessidade de fortalecer os núcleos de gênero e diversidade dos nossos campi, de romper as amarras do desconhecimento e do preconceito entre todos e todas nós. Criamos uma rede de mulheres que têm interesse no tema. É a primeira vez que faremos uma programação unificada, com temas como violência contra a mulher, recortes nas áreas de audiovisual, gastronomia, grupos indígenas, tudo relacionado à questão de gênero. É uma grande diversidade de temas e discussões; temos vários projetos de extensão inseridos na programação, e o #8M IFB é um pontapé para a série de ações que estamos pensando em desenvolver ao longo do ano em todos os campi do IFB”, afirmou.