Página inicial > Reitoria > Bancada Federal destina R$ 32,6 milhões ao IFB

Bancada Federal destina R$ 32,6 milhões ao IFB

Criado: Quinta, 04 de Março de 2021, 15h29 | Publicado: Quinta, 04 de Março de 2021, 15h30 | Última atualização em Segunda, 31 de Mai de 2021, 13h20 | Acessos: 1981

O Instituto Federal de Brasília (IFB) vai receber R$ 32,6 milhões a mais no orçamento de 2021, fruto de emendas da bancada federal do DF. Os recursos estão divididos em investimento (R$ 25,6 milhões) e custeio (R$ 7 milhões). O valor total captado pela gestão é maior do que o orçamento deste ano destinado ao IFB pelo governo federal, e que está sendo debatido no Congresso Nacional com previsão de ser votado até o final deste mês.

“Este recurso é uma conquista de toda a comunidade acadêmica e um reconhecimento do trabalho feito pelo IFB. Agradecemos aos parlamentares em atenderem a nosso pleito, uma clara demonstração de sensibilidade e compromisso com a educação pública de qualidade”, destacou a reitora do IFB, Luciana Massukado. As emendas foram destinadas pelos deputados federais Israel Batista (PV), Paula Belmonte (Cidadania), Flávia Arruda (PL) e Érika Kokay (PT) e pela senadora Leila Barros (PSB).

De acordo com a reitora, as ações que serão desenvolvidas com esses recursos terão impacto positivo para a população do DF, com a criação de novos empregos por meio das obras e aquisições e com a manutenção de importantes postos de trabalho dos colaboradores terceirizados.

“Nosso orçamento que está em debate no Congresso traz um corte de 18% em relação a 2020, um enorme prejuízo para a instituição. Com esta emenda, a bancada federal recompõe um montante de recursos que será fundamental neste ano, em que ainda vivenciamos a pandemia e teremos muitas demandas extras”, explicou Luciana.

Os recursos também beneficiarão diretamente a comunidade acadêmica, na construção de novos espaços e laboratórios para os estudantes, técnicos e professores e na renovação de equipamentos, entre outras iniciativas.

Confira o detalhamento das emendas abaixo:

DEPUTADO FEDERAL PROFESSOR ISRAEL (R$ 18,2 milhões)

Centros de Formação Tecnológica – Etapa II (Brasília, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo e São Sebastião): R$ 11,250 milhões

Reequilíbrio financeiro solicitado pelas empresas de 3 CFTs já iniciados em 2020: CFT Taguatinga: R$ 303.167,47 / CFT Samambaia: R$ 271.776,04 / CFT Estrutural: R$200.000,00 / Total: R$ 774.943 mil

Infraestrutura de TI (proteção da rede contra invasões, ampliação da rede cabeada e implantação parcial de rede sem fio, wifi, nos 10 campi e Reitoria): R$ 5,2 milhões

Biblioteca do Campus Recanto das Emas: R$ 1 milhão

DEPUTADA FEDERAL PAULA BELMONTE (R$ 7,55 milhões)

Custeio (apoio ao funcionamento do IFB): R$ 3 milhões

Renovação do parque tecnológico (aquisição de computadores): R$ 4 milhões

Cursos de qualificação profissional de Camareira, Recepcionista e Doceira (300 vagas/Campus Riacho Fundo): R$ 300 mil

Ludotecas IFB (São Sebastião e Brasília): R$ 250 mil

–  Espaço de ensino, pesquisa, extensão e formação de profissionais nas áreas de Pedagogia, Monitoria Infantil e Licenciatura para assistir, principalmente, estudantes mães, contribuindo com sua permanência nos cursos do IFB.

DEPUTADA FEDERAL ÉRIKA KOKAY (R$ 5 milhões)

Custeio (apoio ao funcionamento do IFB): R$ 4 milhões

Laboratórios de prototipagem (modernização de laboratórios com a aquisição de equipamentos e mobiliários, possibilitando implementação de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação): R$ 1 milhão

DEPUTADA FEDERAL FLÁVIA ARRUDA (R$ 150 mil)

Espaço Interativo do Idoso / IFB Campus Ceilândia (contemplará a oferta de cursos de qualificação profissional voltados para idosos com o objetivo de reduzir o déficit sensorial e cognitivo deste público. O local também visa à interação entre os idosos, desenvolvendo e fortalecendo laços de amizades, proporcionando melhor qualidade de vida, aumento da autoestima e autonomia).

SENADORA LEILA BARROS (R$ 1,7 milhão)

Projeto IFB Verde (dez usinas fotovoltaicas com placas solares): R$ 1,1 milhão

Espaços do Servidor (implantação de espaços visando à qualidade de vida do servidor nos campi e na Reitoria, com equipamentos relacionados ao bem-estar, convivência e lazer): R$ 600 mil

*matéria atualizada em 28/05/2021.