Página inicial > Reitoria > IFB encanta com projetos no primeiro dia da SNCT

IFB encanta com projetos no primeiro dia da SNCT

Criado: Quarta, 19 de Outubro de 2011, 17h14 | Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2011, 17h14 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2650

Começou nessa terça-feira, 18, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), montada em uma tenda no gramado central da Esplanada dos Ministérios. O evento, que chega em sua oitava edição, acontece em mais de 500 cidades do país. O tema escolhido para este ano foi Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Risco. A abertura do estande do IFB aconteceu às 14h30 pelo pró-reitor de pesquisa e inovação, professor Luciano de Oliveira Toledo.

Às 14h40 foi dado início às apresentações de alunos e professores. Os Campi Brasília e Planaltina juntaram-se para  uma apresentação surpreendente. Músicas como Isn't she lovely de Stevie Wonder embalaram a performance de voz, violão, baixo e piano nessa tarde.

Logo depois, a professora Luciana Massukado deu continuidade às atividades e, na abertura dos seminários, tratou de falar sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Este assunto não poderia ser com outra pessoa. Luciana, junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizou um estudo sobre a situação atual de resíduos sólidos urbanos no Brasil.

Além dos professores, os alunos também deram uma aula de sustentabilidade. O objetivo era que esses estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) apresentassem os resultados dos projetos desenvolvidos.

Com o tema Estudo da Geração de Resíduos Sólidos no IFB, as primeiras alunas a se apresentarem   foram as do Campus Planaltina, Juliana Santos de Oliveira e Ana Maria Braga de Souza.

As alunas Gabriella da Silva Bezerra e Amanda Giovanne propuseram usar as imagens do Cebers 2B para quantificar e qualificar áreas degradadas na microbacia do córrego Corguinho de Planaltina. O Cebers 2B é um satélite lançado pelo Brasil em conjunto com a China, em 19 de setembro de 2007, que fornecia imagens para os dois países, além de localidades da América do Sul e até da África. Para saber mais clique acesse http://www.cbers.inpe.br/noticias/index.php?cod=not183

Para encerrar as atividades do primeiro dia, Jana Buoso Malvani e Ana Kassia Raulino da Conceição apresentaram o projeto de Avaliação do Bem-Estar de Aves Manejadas em Galinheiro Móvel Utilizando Práticas Agroecológicas.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece até o dia 23 de outubro, das 8h30 às 18h30. Confira abaixo as outras atrações que seguem no estande do IFB.