Página inicial > Reitoria > Mulheres Mil é debatido na Semana de Ciência e Tecnologia

Mulheres Mil é debatido na Semana de Ciência e Tecnologia

Criado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 12h19 | Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 12h19 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1489

Até o final de 2011, o Instituto Federal de Brasília (IFB) terá mais de 400 mulheres sendo capacitadas em programas de formação profissional. Esse número faz parte do objetivo maior do Programa Mulheres Mil, que é formar 100 mil mulheres até 2014, conforme informação dada pelo reitor do IFB, Wilson Conciani, nessa quinta-feira, 20, durante a mesa redonda “Mulheres Mil em Perspectiva: Gênero no Mundo do Trabalho”, realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, em tendas montadas na Esplanada dos Ministérios.

Conciani, Claudio Roquete e Beatriz Gregory em mesa redonda sobre o Mulheres MilConciani, Claudio Roquete, secretário adjunto da Secretaria Extraordinária de Combate a Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e a coordenadora geral do Programa de Acesso à Educação da Secretara Especial de Política para Mulheres, Beatriz Gregory, apresentaram dados e expectativas em relação ao Programa Mulheres Mil, que faz parte do esforço do governo federal em combater a pobreza extrema no País.

O reitor disse, ainda, que 30% das famílias que vivem em situação de pobreza no Distrito Federal são chefiadas por mulheres e que, enquanto no Ensino Superior há mais mulheres que homens, no ensino técnico esse dado se inverte: apesar de representarem a maioria da população, há menos estudantes do sexo feminino em cursos de formação profissional.  Esse programa pretende contribuir com a mudança desses números.

Beatriz Gregory enfatizou que, quando se olha para os números do Brasil, 56% dos pobres das cidades são mulheres e que o Programa Mulheres Mil tem a vantagem de atingir um público que já está fora do ensino regular devido à idade.