Página inicial > Reitoria > IFB Verde terá mais dez Usinas Fotovoltaicas

IFB Verde terá mais dez Usinas Fotovoltaicas

Criado: Quinta, 11 de Março de 2021, 15h14 | Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 15h14 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 15h14 | Acessos: 826

Os dez campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) darão mais um passo rumo ao desenvolvimento sustentável. Emenda da senadora Leila Barros (PSB), no valor de R$ 1,1 milhão, será investida na aquisição de novas usinas fotovoltaicas com placas solares.

Desde o ano passado, o IFB já tem investido nesta solução, com o objetivo de contribuir com uma energia limpa ao mesmo tempo em que busca economia no custeio das unidades. Atualmente o IFB está em fase final de instalação de 22 usinas fotovoltaicas adquiridas no final de 2019. Cada uma delas é capaz de 18,48 kW no pico de geração, que são os horários de maior incidência solar.

Com a emenda, o objetivo é adquirir mais 10 usinas para instalação nas unidades do IFB de capacidade similar.

“Com essa nova contratação, prevemos que o novo conjunto de usinas gere uma redução entre R$ 10.000 a R$ 15.000 de economia mensal ao IFB. Possivelmente, dentro de um prazo de 5 a 8 anos o IFB terá economizado o montante completo do valor do investimento, além de ter contribuído para a preservação do meio ambiente”, explica o Pró-Reitor de Administração do IFB, Rodrigo Ledo.

As usinas contratadas em 2019 estão sendo instaladas. O sistema foi entregue e montado em quase todos os campi do IFB, restando apenas um para receber os equipamentos e realizar a montagem.

O pró-reitor prevê a implantação do contrato até meados de junho, quando os sistemas deverão estar aptos a funcionar, ficando pendente apenas a autorização da concessionária local de energia.

“As emendas parlamentares são instrumentos que, quando bem utilizados, podem fazer a diferença, principalmente em um cenário de escassez orçamentária. Com as novas usinas fotovoltaicas, além de contribuir com o meio ambiente, o IFB irá reduzir os custos com energia e assim o recurso poderá ser investido em outras áreas e melhorias. Fico feliz em poder contribuir com o programa de energia limpa e sustentabilidade do instituto”, destaca a senadora Leila.

“Ter esses equipamentos instalados em todas as unidades do IFB é de extrema importância, pois é mais uma forma de conscientizar os nossos servidores, alunos e visitantes quanto à necessidade de preservação do meio ambiente. Dessa forma entendemos que podemos atingir um maior número de pessoas e que elas possam futuramente disseminar essa prática na geração de energias limpas para os seus lares e locais de trabalho”, finaliza Rodrigo.