Página inicial > Reitoria > Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março! No IFB, as atividades continuam

Criado: Sexta, 12 de Março de 2021, 13h23 | Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 13h23 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 13h32 | Acessos: 582

Nesta sexta-feira, dia 12 de março, é comemorado o Dia do Bibliotecário. Com funções que vão além do ato de empréstimo do livro, o profissional identifica e torna acessível o conhecimento e a informação. O Instituto Federal de Brasília (IFB) valoriza essa função e o acesso à biblioteca. Dispondo de 10 unidades espalhadas por todos os campi, as bibliotecas somam um acervo de 38.831 títulos.

Segundo a bibliotecária do Campus Ceilândia, Grazielle Silva, o profissional tem consciência do impacto que sua atuação provoca na sociedade. “O bibliotecário tem como missão fundamental criar meios para que o direito ao acesso à informação seja concretizado e propor iniciativas que promovam o acesso à cultura de uma forma geral”, afirma.

Atuando como um pilar não só no conhecimento acadêmico como também na base cultural de toda a população, o bibliotecário celebra, neste dia 12 de março, as transformações que são feitas na comunidade. No IFB não é diferente. “Congratulamos especialmente os 22 profissionais que integram o IFB e desempenham um valoroso trabalho em prol do apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição. Os treinamentos foram adaptados para o ambiente virtual o demonstra a versatilidade de nossos bibliotecários em se adequar às transformações sociais e tecnológicas”, destaca a coordenadora-geral da Biblioteca do Campus Brasília, Mariela Carvalho.

Bibliotecas a distância

Durante a pandemia da Covid-19, o acesso às bibliotecas foi limitado e precisou reinventar-se, mas, de acordo com Grazielle Silva, esse movimento já existe há algum tempo dentro da profissão. “A nossa formação já trazia as fontes digitais como uma realidade, mas a pandemia nos condicionou a tratarmos a fonte digital como a única e a melhor forma de acesso ao usuário”, destaca. Hoje, os empréstimos e devoluções de livros no IFB estão sendo feitos mediante agendamento de data e horário; os canais de agendamento podem ser encontrados nas redes sociais da biblioteca de cada campus. Essas informações, além da consulta de exemplares e prazos de devolução, podem ser encontradas no SIAB.

No IFB, as bibliotecas buscam trazer o conhecimento e o fomento à leitura e pesquisa. Algumas delas, inclusive, como a do Campus Brasília, é aberta para consulta do público externo (fechada ao público atualmente em decorrência da pandemia). Além disso, a instituição conta com uma Biblioteca Virtual e uma Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso, que disponibilizam conhecimento e acesso para o estudante no conforto de sua casa; fornecem também conteúdo informativo no Youtube. Visando melhorar ainda mais o acesso público, é bom destacar que o regulamento das bibliotecas do IFB está aberto à consulta pública até o dia 22 de março. A minuta do regulamento e o formulário podem ser acessados AQUI.

Em um movimento que se intensificou durante a pandemia, os bibliotecários do IFB mobilizaram-se para manter a presença na vida dos alunos digitalmente. Segundo Mariela Carvalho, o cenário mudou e a biblioteca tornou-se um espaço sem paredes. “Agora, oferecemos aos nossos estudantes a Biblioteca Virtual; também inovamos com a Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso, que dispõe na íntegra a produção acadêmica dos estudantes. Os treinamentos foram adaptados para o ambiente virtual e demonstram a versatilidade de nossos bibliotecários em se adequar às transformações sociais”, conta.

Os trabalhos prestados ultrapassaram o estímulo da leitura e cresceram muito com a presença nas redes e na produção de conteúdo voltado à biblioteca. “O caráter proativo mudou; como não estávamos com contato de forma presencial, começamos a explorar mais outros meios digitais, como as redes e os boletins informativos”, finaliza Grazielle Silva.

Outra forma de interagir com a comunidade e estimular a leitura durante a pandemia é por meio da criação e manutenção de clubes de leitura, que antes existiam nos campi de forma presencial. Mas a pandemia não impediu que os diversos grupos de leitura se mantivessem, apenas a forma de diálogo das obras que agora é adaptado, passando a ser também virtual. Um exemplo é o BiblioClube, nascido no Campus São Sebastião. No Instagram, é possível saber mais sobre o projeto, livros do mês e próximos debates pelo perfil @biblioclube.cssb.

Outro clube de leitura on-line surgido em meio à pandemia é o Petúnia, projeto que foca a leitura de autoras femininas, com encontros mensais virtuais. Trata-se de uma parceria entre os campi Planaltina e Ceilândia. O projeto é aberto à comunidade. Saiba mais no perfil @projetopetunia.ifb no Instagram.

Confira abaixo os perfis das bibliotecas dos campi do IFB no Instagram:

@bibliogamaifb

@bibliotecabrasilia.ifb