Página inicial > Reitoria > Comunidade da Estrutural defende o nosso Campus

Comunidade da Estrutural defende o nosso Campus

Criado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 15h00 | Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 15h00 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1489

Nessa quinta-feira, 20 de outubro, uma audiência pública reuniu, no Centro Comunitário da Estrutural, autoridades, empresários, educadores, prefeitos de quadras e a população em geral para discutirem a implantação do Campus Estrutural do Instituto Federal de Brasília (IFB).

O objetivo da audiência pública foi expor a proposta de oferta de cursos para a comunidade e ouvir as opiniões sobre o que seria prioridade, em termos de formação profissional, para os seus moradores.  “O Instituto está ouvindo o que a comunidade quer e isso é muito importante” – pontuou a Administradora Regional da Estrutural, Maria do Socorro Fagundes.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Rosane Cavalcanti, reafirmou que o Instituto Federal de Brasília tem o firme propósito de ajudar a remodelar o dia a dia da Estrutural.

Morador desde 96, Evanildo Costa Silva disse que vem participando e acompanhando o crescimento da Estrutural. “Há muito viemos discutindo em colocar a Estrutural como Polo Industrial, mas a dificuldade está na formação, em ocupar vagas de empregos disponíveis aqui e na região, estando qualificado. Hoje recebemos com muita honra a implantação de uma escola técnica pelo Instituto Federal de Brasília. A partir de agora não irá doer no nosso bolso; nossos filhos terão formação profissional aqui, sem precisar ir para outras regiões em busca de educação”.

Em seguida, o assessor do reitor do IFB, Francisco Póvoas, fez uma exposição sobre os cursos que o Instituto pretende instalar na nova escola, identificados pelos grupos de trabalho na pré-audiência realizada em setembro último. Na área de Gestão de Negócios foram mencionados cursos de Administração, Logística e Comércio. Outro eixo tecnológico apontado foi Informação e Comunicação, que compreende cursos em Informática, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores.  Além desses cursos, Póvoas mencionou a inclusão de cursos como Mecânica, Automação Automobilística e Reciclagem.

A comunidade presente no evento teve a oportunidade de expressar suas opiniões sobre a proposta, aprovada na sua maioria. Na oportunidade foi enfatizada  a necessidade de um olhar específico para a oferta de cursos de Língua Inglesa e Espanhol.

Todos os depoimentos foram registrados. Conforme Póvoas afirmou aos presentes, “a audiência consultiva é o espaço para opinar e defender o foco de formação em que o Campus Estrutural irá iniciar suas atividades”.

A próxima etapa será a de análise, baseada em fatores legais, dos dados colhidos nas audiências públicas, no histórico da comunidade, nas informações de estudos e pesquisas de perfil de mercado de trabalho. O resultado desse estudo será apresentado em novembro próximo, e as atividades já terão início em 2012. O local da implantação do Campus, na cidade, será avaliado pela Câmara Distrital.