Página inicial > Reitoria > Alunos do CEM Paulo Freire também marcam presença no Estande IFB

Alunos do CEM Paulo Freire também marcam presença no Estande IFB

Criado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 18h41 | Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2011, 18h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2228

Nesta sexta-feira, cerca de 20 alunos do CEM Paulo Freire tiveram espaço no estande do IFB, em que o controle de geração de resíduos e a coleta seletiva de lixo foram temas marcantes nos projetos apresentados.

Papel, garrafas pet, lata, caixa de ovo, arame, tudo foi utilizado como matéria-prima para que os alunos criassem pulseiras, abajur, cesta de lixo, fôlder e diversos enfeites.

“Fizemos até visita ao SLU para conhecer o trabalho dos catadores e assim trazer o cotidiano deles; saímos do ideal para a ação. Os registros, depoimentos e o que vivenciamos no ponto da coleta seletiva  resultou em um documentário. Uma forma de trazer a realidade para nosso dia a dia. Temos que ser atuantes, com a redução consciente de resíduo sólido e o uso permanente de material de reciclagem”, afirma o aluno Aquilla Daniel Ferreira Soares, 16 anos.

Já Camilla Duarte Albuquerque, 18 anos, ensinou como fazer uma cesta de lixo utilizando-se apenas de jornal, com o propósito de evitar o uso de sacolas plásticas. “É interessante passar para uma criança um pouco de noção ambiental. O envolvimento é espontâneo e você vê no olhar o brilho de algo mais; tudo pode ser melhorado para um futuro bem próximo”.

A parceria IFB e CEM Paulo Freire surgiu a partir da ideia do professor Josué Mendes, do Campus Gama, com a realização da IV edição da ExpoFreire, ocorrida em setembro último.  Além dessa ação, a parceria resultou também na criação do projeto Mídia Show, apresentado no estande do IFB. “A proposta é interagir ciência e cultura. Podemos tirar proveito da reciclagem, incluindo música”, afirma Josué.