Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Seminário Diálogos Brasil Sudão começa nesta quarta,17
Início do conteúdo da página

Seminário Diálogos Brasil Sudão começa nesta quarta,17

Criado: Quarta, 17 de Março de 2021, 13h20 | Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 13h20 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 15h19 | Acessos: 464

O 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil Sudão começou nesta quarta-feira, dia 17, e segue até o dia 21 de julho.

O evento foi cuidadosamente planejado para contemplar as singularidades presentes nestas duas culturas diferentes e em diversos países. São ministradas 15 aulas semanais com duração média de duas horas.

 - Programação completa do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil Sudão

- Formulário de inscrição para as aulas/palestras

 

Histórico

 

Este seminário é fruto de uma semente que vem sendo germinada ao longo de três anos. Surgiu em 2019 com o nome de Diálogos Brasil/Sudão. Oriunda de um projeto extensionista da Profª Moema Carvalho (IFB) e de uma pretensa parceria entre o IFB e a Embaixada do Brasil no Sudão. Tinha por objetivo a oferta de cursos presenciais relacionados a culturalidades e empreendedorismo voltados para o público feminino sudanês. Todavia, em função do contexto geopolítico que se apresentava, naquele momento, o projeto precisou ser adiado.

Em 2020, com a chegada da Profa. Patrícia Teixeira (UNIFESP), o projeto foi retomado e redesenhado, tornando-se o Seminário Diálogos Brasil/Sudão, que consistia em uma série de palestras on-line sobre a história, ancestralidade e a importante inter-relação entre os dois países. Todavia, em função da pandemia, esse projeto precisou ser adiado.

Em 2021, pela persistência do grupo, com a chegada da AfroChamber e de novas parcerias, o projeto foi retomado, amadureceu, tomou corpo e, da fusão do desejo inicial em ministrar os cursos sobre culturalidades e empreendedorismo, com a série de palestras sobre a história e a inter-relação entre Brasil e o Sudão e com o acúmulo de discussões que a comunidade do IFB produziu ao longo dos anos, como em nove edições do SerNegra, nasceu o 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão, que consiste em uma série de encontros motivados pelas possibilidades históricas e culturais de experiências sociais diferenciadas que existem entre os dois países, que constituem grandes riquezas a serem partilhadas e refletidas em conjunto.

 

Expectativas

“O princípio do Diálogo é regido pela percepção dessas duas importantes nações que produzem saberes, técnicas e partilham de patrimônios culturais que, em contato, podem suscitar importantes inovações e colaborações que devem se desenvolver para o progresso do intercâmbio entre essas importantes nações,” comentou a Profª Patrícia Teixeira.

“Tenho certeza de que estaremos inaugurando um capítulo importante do diálogo entre o Brasil e o continente africano, a partir do compartilhamento do conhecimento, elemento fundamental para cimentar quaisquer projetos de cooperação de âmbito mais amplo,” destaca a embaixadora do Sudão, Patrícia Lima.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página