Página inicial > Reitoria > Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março; no IFB, iniciativas endossam a causa

Criado: Segunda, 22 de Março de 2021, 15h25 | Publicado: Segunda, 22 de Março de 2021, 15h25 | Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 17h30 | Acessos: 615

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta segunda-feira (22). Criada em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa ampliar as discussões sobre o assunto. A professora do IFB Campus Planaltina da área de Agroecologia, Paula Petracco, afirma que o dia de hoje não é para comemorações, mas para a conscientização. “É uma data importante para celebrar a importância da Água para a Vida e principalmente para a necessidade de se cuidar dela, a partir da conscientização sobre a crise global da água”, afirma.

A data também ressalta a importância do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente a ODS 6, “Água e saneamento para todos até 2030”. No Brasil a meta até 2030 é alcançar o acesso universal e equitativo à água para consumo humano, segura e acessível para todas e todos. Existem inúmeras iniciativas que são definidas como metas para alcançar os ODS, entre elas estão a redução da poluição, eliminando despejos e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo à metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e reutilização segura globalmente; a proteção e restauração de ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos, etc.

Neste sentido, as ações desenvolvidas aqui no Distrito Federal têm fundamental importância quando lembramos que o Cerrado é chamado de “berço das águas”, que nele estão localizados três grandes aquíferos – Guarani, Bambuí e Urucuia, responsáveis pela formação de importantes rios nacionais, além de reunir nascentes que alimentam oito das 12 grandes regiões hidrográficas brasileiras.

A conservação no IFB

O Instituto Federal de Brasília (IFB) entende a importância deste assunto e desenvolve uma série de ações para endossar a causa. Uma delas é o IFamBiental, uma comissão criada em 2011 e composta por servidores de quase todos os campi e da Reitoria, que tem como objetivos sugerir e promover ações visando reduzir a produção de resíduos, orientar o encaminhamento correto e educar ambientalmente nossa comunidade.

Com o entendimento de que os resíduos, quando mal descartados, poluem principalmente rios e fontes de água, o IFamBiental, em parceria com o Instituto Lixo Zero, organizou a Semana Lixo Zero IFB, com a temática “Bons Exemplos Inspiram”, com várias palestras e mesas redondas sobre o tema.

O tema do Dia Mundial da Água 2021 é a valorização da água, segundo a UnWater (ONU-Água), “o valor da água é muito mais do que seu preço - a água tem um valor enorme e complexo para nossas famílias, alimentação, cultura, saúde, educação, economia e integridade de nosso ambiente natural. Se negligenciarmos qualquer um desses valores, corremos o risco de administrar mal esse recurso finito e insubstituível.”

O IFB conta com cursos na área ambiental que tratam da conservação ambiental em seus projetos pedagógicos. O curso de Agroecologia, ofertado no Campus Planaltina, planeja, executa, monitora, analisa e certifica sistemas de produção agroecológicos. De acordo com Paula Petracco, o curso promove práticas que valorizam a conservação da água. “Uma das grandes questões em relação ao consumo de água no mundo é o uso intensivo de água na agricultura. Na agroecologia, busca-se o uso racional da água, de forma a minimizar o gasto de água na agricultura, valoriza-se a agricultura familiar e os sistemas agroflorestais”, finaliza.