Página inicial > Reitoria > 1.º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão realiza quarta aula

1.º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão realiza quarta aula

Criado: Quinta, 25 de Março de 2021, 11h00 | Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 11h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Março de 2021, 11h04 | Acessos: 349

Na próxima quarta-feira, 31 de março, das 9h às 11h, será realizada a quarta aula do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão. O Instituto Federal de Brasília (IFB) é parceiro desta iniciativa.

A atividade terá como tema “Estudos sobre a África na Alemanha e na Suíça” e será realizada de forma virtual, por meio da plataforma Zoom.

A aula será ministrada pelo professor Elisio Macamo, da Universidade da Basíleia, e terá mediação de Patrícia Lima, embaixadora do Brasil no Sudão, e Rui Mucaje, presidente da AfroChamber.

Seminário

O seminário é fruto de uma semente que vem sendo germinada ao longo de três anos. Surgiu em 2019 com o nome de Diálogos Brasil/Sudão. Oriunda de um projeto extensionista da professora Moema Carvalho (IFB) e de uma pretensa parceria entre o IFB e a Embaixada do Brasil no Sudão. Tinha por objetivo a oferta de cursos presenciais relacionados a culturalidades e empreendedorismo voltados para o público feminino sudanês. Todavia, em função do contexto geopolítico que se apresentava, naquele momento, o projeto precisou ser adiado.

Em 2020, com a chegada da Profa. Patrícia Teixeira (UNIFESP), o projeto foi retomado e redesenhado, tornando-se o Seminário Diálogos Brasil/Sudão, que consistia em uma série de palestras on-line sobre a história, ancestralidade e a importante inter-relação entre os dois países. Todavia, em função da pandemia, esse projeto precisou ser adiado.

Em 2021, pela persistência do grupo, com a chegada da AfroChamber e de novas parcerias, o projeto foi retomado, amadureceu, tomou corpo e, da fusão do desejo inicial em ministrar os cursos sobre culturalidades e empreendedorismo, com a série de palestras sobre a história e a inter-relação entre Brasil e o Sudão e com o acúmulo de discussões que a comunidade do IFB produziu ao longo dos anos, como em nove edições do SerNegra, nasceu o 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão, que consiste em uma série de encontros motivados pelas possibilidades históricas e culturais de experiências sociais diferenciadas que existem entre os dois países, que constituem grandes riquezas a serem partilhadas e refletidas em conjunto.

Programação e inscrições

A programação completa do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil Sudão está disponível no link: bit.ly/ScheduleBrazilSudan2021.

As atividades são abertas para qualquer pessoa que pode realizar a inscrição preenchendo o formulário on-line da palestra do seu interesse no link: http://bit.ly/BrazilSudan2021.