Página inicial > Reitoria > Mensagem da Reitora – Vacinação contra covid-19

Mensagem da Reitora – Vacinação contra covid-19

Criado: Quarta, 31 de Março de 2021, 18h50 | Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 18h50 | Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 20h48 | Acessos: 1789

Brasília, 31/3/21

Vacinação contra covid-19

Desde que foi publicado o Plano Nacional de Imunização da Covid-19, pelo Ministério da Saúde, em 16 de dezembro de 2020, a gestão do Instituto Federal de Brasília (IFB) vem acompanhando a situação, notadamente a respeito da imunização dos trabalhadores da educação[1].

No dia 4 de fevereiro de 2021, assinei em conjunto com a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, ofício endereçado ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, acerca do tema. O mesmo foi respondido em março, confirmando a informação constante no Plano Nacional, a saber: “(...) Reforçamos que todos os profissionais de educação já estão incluídos no Plano de Operacionalização da Vacinação, classificados como prioritários, e a medida que forem disponibilizadas ao Distrito Federal novas doses da vacina pelo Ministério da Saúde haverá ativação das fases subsequentes da imunização (...)”.

Além da comunicação ao governo do DF, a Reitoria do IFB, assim como outros institutos federais, enviou ofício ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, no dia 23 de fevereiro, solicitando apoio do MEC junto ao Ministério da Saúde para a celeridade da vacinação.

Na semana passada, acompanhamos declaração pública do governador Ibaneis Rocha sobre a intenção de o GDF vacinar brevemente os profissionais da educação. Em live realizada nesta quarta-feira (31), o secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, e o secretário-executivo, Fábio Souza, anunciaram que o plano de vacinação dos profissionais da educação das redes pública e privada da capital está pronto. Em postagem nas redes sociais, Leandro Cruz informou que um novo lote de vacinas está previsto para chegar e com isso a imunização terá início no final da próxima semana. Disse ainda que o cronograma será anunciado em breve.

Também nesta quarta-feira (31), enviamos ao secretário de Saúde do GDF, Osnei Okumoto, ofício informando o quantitativo exato do IFB a ser contemplado nesta próxima etapa: 1) 1.368 servidores efetivos, sendo 777 professores e 591 técnicos; e 2) 238 colaboradores terceirizados, que estão em trabalho presencial (profissionais da limpeza, vigilância e operacional), perfazendo o total de 1.606 pessoas.

O IFB seguirá em constante monitoramento e informando sua comunidade acadêmica com objetividade e transparência, evitando ruídos de informação sobre um assunto tão sensível. Sigamos fazendo nossa parte para frear o contágio do vírus e confiantes que a vacinação dos trabalhadores da educação ocorra com a maior brevidade possível.

Por último, mas não menos importante, recebemos com satisfação a informação que a vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 é 100% eficaz em adolescentes, segundo resultados de um ensaio clínico. Que tão logo o estudo seja finalizado, o governo federal possa adquirir vacinas também para este público.

Luciana Massukado, reitora do IFB

*Conteúdo atualizado com novas informações.

[1] De acordo com este plano, os trabalhadores da educação (páginas 22 e 94) estão entre os grupos prioritários, a partir de um escalonamento com profissionais da saúde, idosos etc. Segundo o Ministério da Saúde, para atender este público, estimado em 77 milhões de pessoas, são necessárias 154 milhões de doses, uma vez que as vacinas utilizadas até o momento são de duas doses. Ainda de acordo com o ministério, na medida em que as doses estão chegando em um ritmo maior os outros públicos prioritários começam a ser atendidos.