Página inicial > Reitoria > Quinta aula do Seminário Brasil-Sudão fala sobre o berimbau

Quinta aula do Seminário Brasil-Sudão fala sobre o berimbau

Criado: Terça, 06 de Abril de 2021, 17h01 | Publicado: Terça, 06 de Abril de 2021, 17h01 | Última atualização em Quinta, 08 de Abril de 2021, 12h25 | Acessos: 388

O 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil e Sudão continua nesta quarta-feira, 07 de abril, das 9h às 11h (horário de Brasília) com a aula 5 “Um instrumento e suas histórias em dois mundos: trajetórias atlânticas do berimbau” com o Prof. Dr. Josivaldo Pires de Oliveira (UNEB).

A aula aborda a trajetória atlântica do berimbau, instrumento musical de origem africana presente na cultura musical brasileira, especialmente compondo a orquestra musical da capoeira, manifestação cultural de matrizes africanas. A exposição irá enfatizar os arcos musicais africanos em Angola e no Brasil, destacando esse instrumento como uma importante marca da diáspora africana para o Brasil, com uma história marcada pela dinâmica Atlântica e que representa as relações históricas e culturais entre a África e o Brasil.

O palestrante é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia-UFBA; Professor Adjunto História da Universidade do Estado da Bahia-UNEB/Campus XIII, onde coordena o Laboratório de Estudos Africanos e Espaço Atlântico (LEAFRO/UNEB). Autor de No tempo dos valentes: os capoeiras na cidade da Bahia (Quarteto, 2005) e Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil (Edufba, 2009), em coautoria com Luiz Augusto Pinheiro Leal (UFPA), e O urucungo de Cassange: um ensaio sobre o arco musical no espaço Atlântico (Mondrongo, 2019). Coordenador do Malungo Centro de Capoeira Angola, entidade cultural que desenvolve atividades na Bahia e no Pará.

Para participar clique aqui.