Página inicial > Reitoria > NAPNE encerra seu 1º Encontro Distrital com muitos projetos a serem executados

NAPNE encerra seu 1º Encontro Distrital com muitos projetos a serem executados

Criado: Quinta, 27 de Outubro de 2011, 10h41 | Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2011, 10h41 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1538

O segundo e último dia do 1º Encontro Distrital dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), ocorrido nesta quarta-feira, 26, contou com a sociedade interna do IFB, associações e representantes da Educação Inclusiva das Secretarias de Educação do DF e entorno.

Debates no 1º Encontro Distrital do NapneNesta data foram formados 5 grupos que tinham por objetivo contribuir com a estruturação da Educação Inclusiva do IFB e construir, coletivamente, um documento orientador das ações de inclusão para a Rede Federal. A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (APADA), Associação Brasileira de Deficientes Visuais (ABDV), Comissão Jovem Gente como a Gente, de Planaltina, foram algumas das associações presentes que ajudaram na elaboração de um documento que será entregue no Encontro Nacional do NAPNE, a ocorrer nos dias 17 e 18 de Novembro.

Dentre os temas abordados por esses grupos estavam: gestão e estruturação dos NAPNES, acessibilidade física e virtual, formação profissional e profissionalização. Durante a discussão, vários pontos foram levantados: Acessibilidade no site do IFB, elevadores adaptados para os cadeirantes, sinalização de placas em braile, sinalização sonora e luminosa para a sirene, edital adaptado, entre outros.

“Cada um deve verificar seu campus, a situação da acessibilidade, perguntando, questionando, sugerindo e cobrando um ambiente adaptado para essas pessoas.”, disse Girlane Florindo, uma das coordenadoras do projeto.

O convidado Marcos de Brito, da Associação APADA, elogiou a iniciativa. “O IFB está visando uma proximidade com o Portador de Necessidades Especiais (PNE). Todo esse projeto de acesso irá fazer com que essas pessoas conheçam o Instituto. A acessibilidade é muito importante, principalmente na parte de comunicação, e investindo nela, será possível uma educação de qualidade pública para as pessoas especiais”.

Emocionada, a professora Fernanda Ribeiro falou sobre a experiência que teve. “Devemos aprender a trabalhar com essas necessidades, respeitando as limitações de cada um, apostando nas capacidades e competências dessas pessoas. Queremos trabalhar de uma maneira sincera. Investir na fidelidade desses alunos e garantir que eles não serão deixados de lado, evitando assim que eles desistam do curso ao qual tiveram direito; é um dever da Instituição”.

Com um vídeo sobre a corrida de crianças com deficiência, postado no YOUTUBE, encerrou-se o Encontro do NAPNE. Muitas pessoas se emocionaram e refletiram sobre quão importante é lutar pela inclusão social, seja ela diferenciada por qual motivo for.

NAPNE
O papel do NAPNE é preparar a Instituição para receber Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), buscando a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e de atitude, nos campi do IFB.