Página inicial > Reitoria > Algumas Palavras ... sobre pensar bem

Algumas Palavras ... sobre pensar bem

Criado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 15h52 | Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 15h52 | Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 15h52 | Acessos: 1329

Já pensou se há forma certa de pensar?

O que é o pensamento? Uma função do cérebro. Sim. Uma forma de fala sem som. Sim, também. Há várias teorias tentando conceituar o pensamento; o mais certo é que ele é uma ferramenta essencial do nosso ser para solucionar problemas, para ativar a memória e para planejar nossa fala.

E não pensar? Já conseguiu? Quando você tenta não pensar em algo, acontece o quê? Você pensa redobrado, tentando não pensar.

Quem nunca tentou esquecer ou não pensar sobre aquele momento ou aquela pessoa que queremos apagar da nossa vida? Difícil, o pensamento não para.

Se é algo que não para, se é algo da nossa vida, será que todos nós pensamos da mesma forma? E se, por acaso, eu tiver pensando de forma errada, como saber, se seria o pensamento que iria me dizer?

Vamos lá. Situação 1 para a gente poder visualizar. Temos duas pessoas. João e Maria. Amigos.

Maria passa por João de manhã na escola e não diz "oi". O que João pensa?

1. Por que ela não me falou bom dia ou oi?
  2. Será que ela me viu?
  3. Será que está com raiva de mim?
  4. Por que eu não dei um "oi" ao invés de só esperar?

Geralmente esses são os pensamentos relativos a essa situação e comum de acontecer, e numa próxima conversa com Maria ele vai saber. E a situação cotidiana passa normalmente.

Situação 2. João está pensativo sobre a vida; não acha que está fazendo o suficiente nos estudos, no trabalho e na família, sente-se sobrecarregado e não sabe onde pedir ajuda. Seu emocional está abalado.

Maria passa por João de manhã na escola e não diz "oi". O que João pensaria agora?

1. Por que ela não me falou bom dia ou oi?
  2. Ela me viu, tenho certeza. (afirmação)
  3. Ela está com raiva de mim. (perceba agora que é uma afirmação e não uma pergunta como na situação anterior)
  4. Eu não sou um bom amigo, já que não sou bom em nada na vida. (pensamento errôneo).

Provavelmente, quando ele se encontrar com Maria, ele vai se comportar como se tivesse feito algo errado, ou será agressivo tentando afastar a amiga para longe dele, "já que ele não é um bom amigo", ou evitará contato com Maria e nunca saberá o real motivo de ela não ter dito "oi" naquela manhã.

O pensamento saudável é leve, engloba os pontos de vista da situação.

1. Por que ela não me falou bom dia ou oi? (pergunta comum, sem julgamento)
  2. Será que ela me viu? (situação dela)
  3. Será que está com raiva de mim? (situação que me envolve)
  4. Por que eu não dei um "oi" ao invés de só esperar? (alternativa colocando-se como sujeito ativo da situação ao invés de culpar a outra pessoa, de bom pensamento e atitude).

O pensamento não saudável gera um mal-estar ou é gerado por mal-estar.

1. Por que ela não me falou bom dia ou oi? (em tom de cobrança)
  2. Ela me viu, tenho certeza. (anulando uma situação leve que pode ter acontecido)
  3. Ela está com raiva de mim. (julgamento trazendo para si um mal-estar)
  4. Eu não sou um bom amigo, já que não sou bom em nada na vida. (julgamento de si que não está relacionado com a situação).

Quando uma situação ou seus pensamentos por uma pessoa estão focados em algum julgamento, ou em uma ideia fixa: pare, pense, respire e repense. Tente pensar quando estiver com menos raiva, com menos tristeza, com menos angústia. Se conseguir pensar de forma diferente, você está conseguindo vigiar seu pensamento de forma saudável, e se não conseguir, busque ajuda; fazem parte do crescer esses altos e baixos.

Agora é com você.

Continue a história de João e Maria; invente um fim. Se quiser, pode nos enviar um comentário no e-mail abaixo.

Josely Gomes Guimarães

Psicóloga/CDAE-Riacho Fundo