Página inicial > Reitoria > Aniversário de Brasília (061): Vamos de Camelo ou de bicicleta de Bambu?

Aniversário de Brasília (061): Vamos de Camelo ou de bicicleta de Bambu?

Criado: Terça, 13 de Abril de 2021, 13h05 | Publicado: Terça, 13 de Abril de 2021, 13h05 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 17h48 | Acessos: 1381

O mês é da nossa cidade, Brasília, que completa 61 anos, assim como o código de ligação digital da cidade com todo o país. Mesmo diante dos desafios, a cidade não para, e tem muita gente criativa sempre pensando em como melhorar a já conhecida qualidade de vida daqui.

Pensando nisso, nas próximas semanas serão apresentados alguns projetos que surgiram no Instituto Federal de Brasília (IFB) e seguem caminhos próprios, como é o caso do projeto de trabalho Bamburiti.

A iniciativa não surgiu hoje, mas certamente é mais que uma homenagem à cidade  de Brasília  que completa 61 anos neste mês. A bicicleta de bambu é projeto do estudante do Instituto Federal de Brasília Vitor Hugo, que cursa Agroecologia no Campus Planaltina. Além da produção das bikes, que podem ser encomendadas nas medidas do ciclista e na modalidade de preferência do usuário, como passeio, trilha e speed,  a novidade é que Vitor agora planeja dois circuitos diferentes de bike para passeios: um agroecológico e outro, futuramente, histórico e cultural.

Em tempos de isolamento social, ele sugere um circuito  agroecológico saindo do IFB Campus Planaltina e percorrendo a região administrativa de Planaltina  uma das mais antigas cidades do DF.

"A novidade possível hoje é produzirmos uma frota de bicicletas de bambu para propor atividades de cicloturismo rural para pequenos grupos. Para o futuro, ele pensa em propor um circuito turístico na capital, valorizando o percurso e patrimônio histórico cultural de Brasília, incluindo passagem por roteiros gastronômicos da cidade", conta confiante.

Quem quiser apoiar o projeto, Vitor avisa que precisa de doação de bicicletas velhas ou carcaças,  para produção da frota para o cicloturismo.

Que tal conhecer Brasília de bicicleta de bambu?

Vivência: "Pedale em nossa Bamboo Bike, bicicleta projetada em bambu, feita artesanalmente, conhecida por sua leveza e resistência, além de absorver até 4 vezes mais vibrações do que a fibra de carbono. Nosso pedal acontecerá nos arredores da Capital Federal do Brasil, acompanhado de um descontraído bate-papo sobre Agroecologia com o artesão e estudante do IFB Vitor Hugo.
Viva experiências extraordinárias em pleno Cerrado! Produzir com respeito e integração com o meio! Conheça técnicas agroecológicas, experimentos, o cultivo e usos do bambu, saberes e fazeres relacionados a essa técnica e planta.
Durante nosso percurso, passaremos por lugares importantes como a Pedra Fundamental e o Morro da Capelinha, com paisagens de tirar o fôlego.
A experiência tem duração de cerca 4 horas e pode ser realizada sob agendamento das 8h às 12 horas ou das 12h às 16h.
Toda experiência é realizada sob a condução do Vitor.

Itinerário: IFB e arredores
Interesses: Ciclismo, Ar livre, Agroecologia, Sustentabilidade, Bambu, Plantas do Cerrado
Quando ir: de fevereiro a novembro, aos finais de semana
Quanto tempo: 4 horas
Atividades Inclusas: Locação de bicicleta artesanal de bambu
Distância Total: 7 Km
Grau de dificuldade:  2-3 (escala de 1 a 5, com 1 sendo a menor dificuldade)
Início e fim do tour: Instituto Federal de Brasília (IFB)
Tipo de pavimentação: Rural / Terra
Exposição aos carros: Pequena (área rural)

Na última semana o projeto também foi destaque na mídia em homenagem ao Aniversário de Brasília. Confira o programa aqui.

Conheça mais sobre o projeto Bamburiti

Arte e design utilizando o bambu e fibras naturais: bicicletas, sistemas de aquaponias e estruturas rurais, workshops e capacitação.

Redes sociais: @bamburiti