Vacinação: Reitora faz reunião com a Secretaria de Saúde
Nessa terça-feira (13), a reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Luciana Massukado, participou de reunião com a Secretaria de Saúde (SES) para tratar da vacinação dos profissionais da educação, que estão incluídos como prioridade no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19. Os representantes da SES explicaram que, além do escalonamento por etapas de públicos (idosos, profissionais da saúde etc.), o envio das doses pelo Ministério da Saúde vem acompanhado de um informe técnico, com detalhamento dos públicos a serem imunizados. Destacaram ainda que, devido à quantidade insuficiente de doses da vacina contra a covid-19, não é possível, neste momento, fazer qualquer previsão de calendário para imunização dos profissionais da educação.
Participaram da reunião virtual o coordenador de Atenção Primária à Saúde, Fernando Moreira, e o diretor da Estratégia Saúde da Família, Ricardo Aguiar, além do assessor da Reitoria do IFB, Felipe De Angelis.
Ritmo ainda lento — Na semana passada, o DF recebeu 67 mil doses. No entanto, para atender o próximo público a ser contemplado pelo Plano, idosos entre 60 e 65 anos, formado por 136 mil pessoas, são necessárias 272 mil doses. Segundo Moreira, somente com o incremento de vacinas produzidas por outros laboratórios, além do Butantã e da Fiocruz, será possível aumentar o ritmo de vacinação assim como elaborar um calendário.
A SES colocou-se à disposição para novos esclarecimentos e agradeceu ao IFB pelo envio do quantitativo de todos os servidores (professores e técnicos) e colaboradores terceirizados. Assim que as doses para esses profissionais chegarem, o IFB será acionado para ajuste de detalhes operacionais da vacinação.
Como forma de evitar ruídos de comunicação ou fake news, os representantes da SES orientaram a comunidade a acompanhar as informações contidas nos canais oficiais da Secretaria, em especial a seção #VacinaDF, que pode ser acessada no link.
Vacina da gripe (H1N1) — Foi lançada, nacionalmente, nessa segunda-feira (12), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza. Os professores da rede pública estão contemplados na segunda fase, compreendida entre os dias 11 de maio e 8 de junho. Essa imunização deve ser feita com um intervalo de 15 dias em relação à vacina contra covid-19.
Redes Sociais