Página inicial > Reitoria > Programa da Capes de Certificação nos EUA para Professores de Língua Inglesa seleciona candidatos

Criado: Segunda, 31 de Outubro de 2011, 09h13 | Publicado: Segunda, 31 de Outubro de 2011, 09h13 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1342

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, a Embaixada dos EUA e a Fulbright divulgaram um edital que seleciona até 50 professores de língua inglesa da rede pública de ensino básico, para curso de capacitação de oito semanas na University of Oregon, EUA, em 2012. O objetivo é a capacitação de professores de língua inglesa da carreira na rede pública de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. Após o retorno ao Brasil, o professor terá duas semanas para concluir o projeto desenvolvido nos EUA.

Os interessados em se inscrever no processo seletivo, além de preencher os requisitos descritos no edital, deverá preencher o formulário de inscrição online, anexando a documentação complementar solicitada até a próxima sexta-feira, 4 de novembro.

O programa prevê a seleção de até 50 participantes, divididos em dois grupos de até 25 professores. O candidato deverá indicar, no momento da inscrição, o grupo de sua preferência. O Grupo 1 participará do curso de janeiro a março e o Grupo 2, no período de junho a agosto.

Alguns dos objetivos do programa são: fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula.

A seleção se desenvolverá em cinco etapas, sendo elas verificação da consistência documental, análise de mérito, entrevistas, priorização das candidaturas e reunião conjunta. O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro deste ano.

Requisitos para candidatura:

- Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade estadunidense;

- Possuir bacharelado ou licenciatura em língua inglesa;

- Ser professor de inglês em exercício, efetivo na rede pública de ensino básico, com estágio probatório concluído;

- Ter concluído a graduação em letras (língua inglesa) após 1995;

- Ter proficiência em inglês;

- Estar residindo no Brasil durante o processo seletivo;

- Não possuir experiência acadêmica e/ou profissional prévia nos EUA.

Benefícios nos EUA:

- Alojamento no campus universitário;
- Alimentação;
- Seguro saúde;
- Passagem aérea de ida e volta;
- Taxas escolares;

- Materiais educacionais;

- Atividades culturais;

- Laboratório e aulas de conversação.

Para mais informações, edital e inscrições online, acesse aqui.

Com informações do site da Capes.