Brasília (061): atividades em prol da população agrícola no DF
Dona Josefa Ataídes, egressa do curso de Vivericultora no IFB Campus São Sebastião, é pessoa de referência quando o assunto são hortas orgânicas e medicina caseira. O trabalho com as hortas comunitárias começou quando Dona Josefa ingressou no Instituto. Desde lá, o trabalho tem se intensificado na região de São Sebastião. O projeto atualmente conta com a participação de um grupo de mulheres voluntárias e gera renda e consumo para as envolvidas. "A ideia é acolher essas mulheres e oferecer uma oportunidade para levar à mesa de todas uma alimentação saudável e de qualidade", conta. No quintal de Dona Josefa, ela produz também um pouco de tudo, como inhame, cúrcuma, berinjela, abóbora e folhagens, como almeirão, couve, cebolinha e coentro.
Já as ações de medicina caseira acontecem no quintal produtivo do espaço terapêutico Chá da Terra, uma proposta ancestral e intuitiva de aproveitamento das plantas voltada para a saúde e o bem-estar. Hoje, Dona Josefa também trabalha como palestrante convidada em lives e em outros eventos. Entre as principais ervas cultivadas estão a hortelã, a erva cidreira, a polônia e outras, utilizadas para o preparo de chás, tinturas, extratos, pomadas, xaropes, banhos e compressas.
Todas as atividades tiveram o apoio do Núcleo de Estudos Agroecológicos do IFB Campus São Sebastião na estruturação dos negócios, por meio de projetos de extensão, entre os quais o de “Enfrentamento à violência contra as mulheres por meio do empoderamento e qualificação de profissionais viveiristas”, sob a coordenação da professora Vera Bueno do IFB.
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o espaço terapêutico Chá da Terra e o trabalho com plantas medicinais, visite a página no facebook: https://www.
Redes Sociais