Página inicial > Reitoria >  Brasília (061): mapas para saborear as delícias da Capital

Brasília (061): mapas para saborear as delícias da Capital

Criado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 06h15 | Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 06h15 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 13h03 | Acessos: 874

Como conhecer Brasília pelo paladar? Essa e outras são propostas de professores do curso de Gastronomia do Instituto Federal de Brasília, que já apresentaram trabalhos significativos, que hoje são referência na cidade, como o próprio "Selo Estabelecimento protegido contra a Covid".

Mas para saborear Brasília pela boca, esses profissionais  trabalharam em alguns projetos, que incluem mapas com roteiros gastronômicos, em destaque.

Mapa Afetivo dos Cafés

Para alegrar os ânimos dos que gostam de um bom cafezinho, foi lançado o Mapa Afetivo dos Cafés, em que estão detalhadas algumas das principais cafeterias da cidade que se alinham à proposta do "grão à  xícara"  ou seja, ter contato com o cafeicultor.

Seja no Plano Piloto ou fora dele, a ideia é oferecer um guia para brasilienses e turistas recorrerem sempre que quiserem tomar um bom café. "Pensando no potencial turístico e experiencial desse roteiro, aproveitamos ainda para incluir as microtorrefações e uma fazenda produtora de cafés especiais no Lago Oeste (DF) que recebem visitas do público", reforça a professora Ana Paula Jacques. Além disso, o mapa conta também com uma tabela com o valor do "café expresso" simples de todas as cafeterias que servem a bebida nesse método. O projeto conta ainda com o apoio do portal Visite Brasília.

No site do grupo de professores do IFB (comidaprapensar.com/mapa-dos-cafes-de-bsb ) é possível fazer o donwload gratuito do Mapa Afetivo dos Cafés de BsB. Além disso, para facilitar o deslocamento, os locais também foram marcados no Google Maps, e o link também está disponível no site ou pode ser consultado aqui.

Mapa das Frutíferas

Outro roteiro sugerido é o Mapa das Frutíferas no Parque da Cidade, mais um trabalho da professora Ana Paula Jacques, do curso de Cozinha do IFB. Localizado no coração de Brasília, o Parque da Cidade é uma área urbana com muitas frutíferas, e essa diversidade sempre despertou a curiosidade da professora de gastronomia do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (IFB) Ana Paula Jacques, que costuma utilizar o parque para praticar atividades físicas. "É impressionante! Já degustei jamelão, manga, jenipapo, oiti, ingá e jambo numa mesma manhã”, destaca.

Com isso, a professora resolveu criar um mapa com dez frutas facilmente identificáveis e que estão ao alcance dos olhos e das mãos ao longo da pista de caminhada do parque. A professora destaca ainda que o mapa não é um produto acabado. A proposta é que todos possam colaborar compartilhando suas descobertas. “Por essa razão, criamos um perfil no Instagram (@frutasdoparque), onde vamos compartilhar fotos das folhas, frutos e árvores. Queremos apenas despertar o olhar e a curiosidade para esse atrativo turístico e patrimônio cultural de Brasília: o Parque da Cidade”, finaliza.

Outras iniciativas

A expectativa agora gira em torno de novos projetos que envolvem o Mapa dos Restaurantes em Brasília e as feiras da cidade. Os estudos  seguem sob a supervisão da professora Juliana Andrade, que faz parte do grupo "Comida para pensar", de professores do curso de Gastronomia do IFB.

Em comemoração ao Aniversário de Brasília, a área de Gastronomia do IFB vai realizar uma live especial.

Acompanhe a live no dia 20 de abril, às 19h, na programação da TV IFB.

Crédito de imagens: Acervo pessoal da professora do IFB Ana Paula Jacques