Página inicial > Reitoria > Brasília (061): valorização do acervo histórico cultural da cidade

Brasília (061): valorização do acervo histórico cultural da cidade

Criado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 18h03 | Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 18h03 | Última atualização em Terça, 20 de Abril de 2021, 17h39 | Acessos: 649

Brasília completa 61 anos, uma senhora distinta e moderna assim como os traços de sua arquitetura e o design de móveis assinado pelos modernistas.  Atualmente, a Oficina de Restauro de Móveis do Instituto Federal de Brasília (IFB) trabalha com a recuperação desse acervo histórico e cultural na cidade e, neste momento reforça importantes parcerias com a Presidência da República e com o Museu de Arte de Brasília (MAB) - previsto para reabrir na data do aniversário da cidade, dia 21/04. Com iniciativa dessa natureza, nos últimos cinco anos ao todo mais de 200 móveis foram recuperados em órgãos públicos federais e locais, como Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e cerca de noventa estudantes estiveram envolvidos nos trabalho, sendo cada vez mais capacitados para atender a demanda da cidade.

Inauguração do MAB (21/04)

O trabalho entre o IFB e o MAB envolve duas frentes: a curadoria artística das peças que serão expostas no espaço em sua reabertura nos 61 anos da cidade, sob a orientação do professor do IFB, Frederico Hudson e; também um local para trabalho e restauro das peças, a ser realizado pelos estudantes do curso de Móveis do Instituto Federal de Brasília/(IFB) Campus Samambaia.

IFB com a PR

Já com a Presidência da República, a parceria foi renovada e as atividades terão início no mês de maio. O novo projeto inclui o inventário e o trabalho de restauro de 40 peças assinadas por artistas brasileiros que fazem parte da história da cidade, como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer , Anna Maria Niemeyer  e Jorge Zalszupin.  Assim, como Brasília, algumas das peças chegam a ser "senhoras" como a cidade, após o trabalho de restauro as peças poderão ser revisitadas nos espaços.

Crédito para imagens: Acervo produzido pelo IFB em inventário junto a PR

Descrição intrínseca: Poltrona (Oscar) com design de Sergio Rodrigues em jacarandá e palhinha natural fabricada pela Oca na década de 50.