Página inicial > Reitoria > Brasília (061): Cidade inspira produções criativas e muita moda

Brasília (061): Cidade inspira produções criativas e muita moda

Criado: Terça, 20 de Abril de 2021, 17h44 | Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 17h44 | Última atualização em Quarta, 21 de Abril de 2021, 11h55 | Acessos: 645

Muitos talentos têm se revelado em trabalhos que envolvem a arte, a moda e o design em Brasília. No Instituto Federal de Brasília, o curso de Vestuário, o curso de Design de Moda e o curso de Artesanato do IFB Campus Taguatinga têm apresentado talentos pela cidade, com criações em estamparias e até mesmo em propostas lúdicas de bonecas de panos. O grupo de professores do curso é extremamente comprometido com o processo criativo livre de seus estudantes, e bons exemplos surgem todos os dias.

Bonecas de panos

A professora do IFB Moema Carvalho apresentou recentemente o trabalho de uma de suas estudantes, Daniela Prata, que cursou o Técnico em Vestuário e está terminando o curso Tecnologia em Design de Moda. Daniela tem investido na criação artística de bonecas de panos, que realmente chamam a atenção pela delicadeza do trabalho. São duas propostas e opções para as brincadeiras das crianças e decoração de ambientes: a boneca Tuth e a boneca Ratinha. Além das opções das bonequinhas, a estudante também trabalha com a produção de vestidinhos para completar a brincadeira das crianças. Todas as produções são feitas individualmente e sob encomenda. Conheça o trabalho de Daniela nas redes sociais em @daniellaprata_handmade ou pelo site https: daniellaprata.wixsite.com/handmade.

Estamparia botânica

A professora do IFB Juliana Rangel, também engenheira têxtil,  investiu em um projeto integrador com seus estudantes do curso de Vestuário, e o resultado foram estamparias com temáticas inspiradas na natureza. Os recursos utilizados tiveram como base  especiarias naturais, como açafrão, canela e urucum em pó, encontradas de forma caseira.

"No processo de beneficiamento têxtil foi usada a técnica de estamparia botânica. No tingimento do tecido principal, usamos o acetato, descansado por 20 dias, cascas de cebola e folhas de canela. Na impressão botânica do tecido secundário, usamos folhas de hibisco, açafrão, urucum em pó e canela em pó.", conta a professora Juliana, que desenvolveu a proposta durante o último semestre no projeto integrador para o curso Técnico em Vestuário.

Confira aqui o vídeo e faça em casa uma proposta de estamparia. O vídeo tem a narração e produção da estudante do curso Edlayne Barbosa