Página inicial > Reitoria > INEP divulga índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) 2019

INEP divulga índice Geral de Cursos Avaliados (IGC) 2019

Criado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h48 | Publicado: Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h48 | Última atualização em Quarta, 28 de Abril de 2021, 10h48 | Acessos: 2142

Na última sexta-feira, 23 de abril, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram os resultados do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019.

O IGC indica a qualidade da instituição de ensino, ponderando cursos de graduação e pós-graduação, bem como mantém relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), sintetizando diversos critérios presentes nas avaliações de cursos.

A cada ano, o Ministério da Educação divulga quais áreas de cursos vão participar do ENADE e, em 2019, nenhum curso do IFB foi relacionado para o exame. Vale destacar também que  os resultados do IGC referem-se sempre a um triênio. Por isso, mesmo não participando no ano em questão, o IFB teve nota 3 atribuída à instituição, em uma escala que vai no máximo até 5, considerando as avaliações ocorridas em 2017 e em 2018.

É importante destacar que a nota do ENADE impacta diretamente no cálculo do IGC, tendo em vista que o conceito obtido pelo aluno no exame é um dos elementos utilizados para o cálculo do indicador. O IGC serve de subsídio para os processos de autoavaliação institucional, como também serve de embasamento aos processos de supervisão e regulação da educação superior. Além disso, é utilizado na determinação da matriz orçamentária da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para este ano de 2021, está previsto que estudantes de nove cursos superiores do IFB sejam avaliados pelo ENADE.

Se você quer conhecer melhor a metodologia utilizada no cálculo do Conceito Enade referente ao ano de 2019, clique aqui e consulte a nota técnica nº 5/2020/DAES/Inep.