É dada a largada para a 12ª Bienal da UNE! Estudantes vão homenagear o centenário da Semana de Arte Moderna e a cantora Elza Soares
O maior festival estudantil de arte e cultura da América Latina está de volta e para se adaptar aos tempos duros de pandemia será majoritariamente online e de acordo com as condições sanitárias. A 12ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes será lançada num ato-show pela vacina contra o Covid-19, direto do Teatro Municipal, em São Paulo, no dia 18 de maio.
“Achamos importante trazer este tema para a abertura da Bienal, que é sempre um dos momentos mais marcantes do festival, porque sabemos que a educação de milhares de jovens está afetada, com a suspensão de aulas presenciais, e só conseguirá ser normalizada com a imunização nacional. A luta da educação hoje é também a luta pela vacina”, explicou o presidente da UNE, Iago Montalvão.
Depois do ato-show, que terá convidados especiais, as atividades de debates e exibição das mostras convidadas e competidoras acontecerão entre os dias 19 e 23 de maio, por meio do canal oficial da entidade no YouTube Uneoficial . A programação, informações sobre o evento e inscrições estarão disponíveis em breve pelo hotsite bienaldaune.org.br
O Festival é uma realização da UNE, ANPG e UBES, entidade secundarista que nessa edição terá uma programação especial dentro da Bienal para os estudantes de escolas técnicas.
“A realização da Bienal neste momento reafirma a importância de resistir ao difícil cenário político com cultura, na luta pela educação, contra a censura e em defesa da vida, reunindo movimentos culturais e sociais para se organizar contra os ataques do governo Bolsonaro”, afirma Iago.
Esta edição com o tema “Brasil, um povo que resiste”, homenageia os cem anos da Semana de Arte Moderna e convida a desenhar coletivamente um Brasil antropofágico e possível, um país legítimo, pintado de ‘nois’: a juventude. E exalta Elza Soares como o “Brasil que deu certo”, espelho de vitórias e representatividades.
Além das tradicionais mostras de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Audiovisual, Literatura, Projetos de Extensão, Ciência e Tecnologia, a 12ª edição inclui uma exibição de Jogos Digitais. Estudantes devidamente matriculados no Ensino Médio, Superior e Pós poderão se inscrever gratuitamente em todas as categorias.
O Lado C, atividade que convencionalmente leva participantes para conhecerem diferentes realidades nas cidades sede da Bienal, este ano também terá um novo formato. A atividade vai mostrar esse olhar das periferias brasileiras por meio de gravações de diferentes projetos sociais espalhados pelo Brasil.
Sobre a Bienal da UNE - Festival dos Estudantes
A Bienal da União Nacional dos Estudantes é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. É considerado o maior encontro estudantil da América Latina, reunindo cerca de 15 mil estudantes por edição.
A primeira Bienal da UNE foi realizada em 1999, em Salvador (BA), e a última edição em 2019, retornou à capital da Bahia para celebrar 20 anos de mapeamento e difusão da produção artística estudantil. A ocasião também relembrou a refundação da UNE, 40 anos depois de ter sido desmantelada pela ditadura militar.
Em 2019, passou também a ser realizada em conjunto com as entidades irmãs Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).
A programação reúne debates, seminários, oficinas, mostras de trabalhos, shows, visitas às comunidades locais e diversas outras atividades culturais.
Ao longo desses 20 anos, o festival já passou também pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Olinda e contou com a presença de figuras ilustres como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC's, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.
E para se inscrever acesse www.bienaldaune.org.br
Redes Sociais