Aula 06 do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil-Sudão será no dia 12 de maio
A Aula 06 do 1º Seminário Internacional Diálogos Brasil-Sudão, agendada para o dia 19 de maio de 2021, será ministrada por Lúcia Helena Oliveira Silva (veja o anexo).
Um breve resumo sobre a palestrante
A palestrante fez graduação em História pela PUC Campinas, mestrado em História da Educação sobre o processo de emancipação de mulheres escravas e o doutorado em História com um estudo sobre migração de libertos no período pós-abolição, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado na New York University sobre associativismo afro-brasileiro e afro-americano nas primeiras décadas do século XX. É professora da Universidade Estadual Paulista, Campus Assis. Participa do NUPE Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp sendo coordenadora local. Foi participante do Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo 2013-2016. É membro do CITCEM Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto. Suas áreas de interesse são História da África, Escravidão e Pós-emancipação, Diáspora Atlântica, Ensino de História e Gênero. Coordenou o Programa de Pós Graduação em História da Faculdade de Letras e Ciências de Assis de maio de 2013 a maio de 2017. É bolsista com produtividade nível 2, do CNPq.
Um breve resumo sobre a aula
Nesta aula buscarei apresentar um pouco do contexto histórico da mudança de regime político de monarquia para república quase ao mesmo tempo em que foi decertado o final da escravidão no Brasil. Irei trazer alguns aspectos que nortearam o surgimento da república e o processo de contínua marginalização da população que se tornou liberta no período entre o final do século XIX e primeiras décadas do Século XX.
O processo de resistência da população negra se manteve e se mantém na luta para a busca da cidadania prometida na libertação da escravidão. Recuperar estas experiências de luta é somar-se aos movimentos de outros lugares que, reagindo ao racismo científico, ao confinamento, às prisões, se fortaleceram em movimentos ainda maiores de valorização e luta, como os movimentos do Pan africanismo e Negritude.
As inscrições poderão ser feitas por meio do link bit.ly/BrazilSudan2021.
Redes Sociais