Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Portuguese Portuguese
pt Portugueseen Englishes Spanish
Página inicial > Reitoria > Aquaponia como projeto sustentável no IFB
Início do conteúdo da página

Aquaponia como projeto sustentável no IFB

Criado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h51 | Publicado: Quarta, 02 de Junho de 2021, 14h51 | Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 17h35 | Acessos: 1158

A aquaponia é a junção de duas técnicas de manejo de dois diferentes organismos  as plantas cuja técnica de manejo empregada é a hidroponia e os peixes cuja técnica utilizada é denominada aquicultura. Ou seja, é uma técnica de produção de alimentos que pode reduzir o consumo de água em até 90%, se comparada aos sistemas convencionais de irrigação, e promover o reaproveitamento integral do efluente gerado dentro do próprio sistema. A pesquisa, realizada pelo professor e diretor-geral do IFB Campus Planaltina, Nilton Cometti, e pelo  estudante Vitor Hugo, foi apresentada na Semana de Produção Científica do IFB. 

"Esta combinação de técnicas visa produzir alimentos de forma orgânica e sustentável utilizando o conceito de agricultura familiar, de forma a obter o menor grau de impacto ambiental e desperdício dos recursos naturais.  A pesquisa conduzida visou identificar a aplicabilidade da aquaponia no Distrito Federal em escala de agricultura familiar", explica o professor.

  

A pesquisa

O modelo construído consiste em um sistema de aquaponia com monitoramento remoto, alocados em uma estrutura rural, bancadas e calhas hidropônicas feitas com conceito de bioestrutura, utilizando o vegetal bambu como matéria-prima, variando também a composição dos filtros com a utilização de tijolos de barro para a formação do filtro biológico. Aquaponia é um sistema de cultivo que une a piscicultura (cultivo de peixes) e a hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, geralmente com as raízes submersas na água). 

É um sistema que resolve um problema da piscicultura solucionando um problema da hidroponia. A ideia é alimentar os peixes e utilizar seus excrementos, que são ricos em nutrientes, para alimentar as plantas, que por sua vez filtram a água para o peixe. 

"Nós desenvolvemos o SmartTimer com o objetivo de temporizar o acionamento de bombas, inicialmente para sistemas hidropônicos, mas com aplicações diversas. Com uma placa de NODE MCU ESP 8266, um sensor BME280 para temperatura, umidade relativa e pressão atmosférica, e um LDR (resistor de luz), produzimos um temporizador de baixo custo configurável via aplicativo de celular e monitoramentos das variáveis via navegador de internet pela tecnologia atualmente em alta chamada "Internet das coisas", relata Cometti. 

 

Resultados

A pesquisa de inovação tecnológica foi apresentada por meio de um sistema aquapônico com estrutura de viveiro e calhas construídas com bambu, monitoramento e automação eletrônica. É uma proposta alternativa para o desenvolvimento rural sustentável na produção alimentícia de agricultura de base familiar. Com isso, os pesquisadores do IFB afirmam que a tecnologia se torna perfeitamente aplicável à agricultura familiar e à pequena propriedade agrícola. 

 

Confira matéria sobre o projeto veiculada na TV Band no link https://www.facebook.com/watch/?v=1777361092432500.

 

Fonte: Pesquisa "Sistema de aquaponia em estrutura alternativa de bambu e automação de baixo custo para a agricultura familiar"  Professor Nilton Cometti e o estudante Vitor Hugo, do Instituto Federal de Brasília.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página