Página inicial > Reitoria > IFB assina protocolo com embaixada do Sudão

IFB assina protocolo com embaixada do Sudão

Criado: Segunda, 14 de Novembro de 2011, 17h42 | Publicado: Segunda, 14 de Novembro de 2011, 17h42 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1746

Um protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira, 14, na embaixada do Sudão, pelo reitor do IFB, Wilson Conciani. Acompanhado da pró-reitora Salete Moreira e do diretor do campus Planaltina, Adilson Jaime, o reitor falou da importância desse tratado e da ligação de troca de experiência entre os dois países.

“Além das questões técnicas e culturais, buscamos partilhar as experiências de vida dentro e fora do país”, disse Conciani.

O protocolo assinado tem por objetivo levar ao Sudão tecnologia para a implementação de escolas agrícolas e o nosso método de educação, principalmente em projetos de educação inclusiva, como os programas Proeja, Mulheres Mil e Certifique. Na área da agricultura, o propósito é repassar tecnologias de cursos para montar escolas técnicas e agrícolas.

A meta desse encontro é firmar uma parceria, para que aquele país e, futuramente, outros da África, construam um sistema de educação, cujo referencial sejam as experiências desenvolvidas no IFB. O interesse dos dois países é que o Sudão possa capacitar seus professores e gestores para que eles desenvolvam soluções para os problemas de seu país.

O embaixador do Sudão, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, disse ter ficado honrado com nossa visita e estar bem otimista com os novos planos para o desenvolvimento de seu país. Elkarim destacou a humildade brasileira e a parte humana na metodologia de ensino. Ele falou também na abertura do país ao estar disposto a compartilhar experiência.

“Espero que esse programa tenha continuidade e que ajude o Sudão na sua principal necessidade: a mão de obra qualificada”, salientou.

No mês de janeiro, aproximadamente dia 15, Conciani e Adilson farão uma visita ao país para tratarem dos últimos detalhes, buscando ações concretas e recursos necessários para a execução dos projetos, que, se tudo der certo, terão resultado em 6 meses.