Página inicial > Reitoria > Projeto ambiental do IFB vai coletar material de escrita para reciclagem e reutilização

Criado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h05 | Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 14h05 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 18h36 | Acessos: 771

Todos nós temos pelo menos algum material de escrita em casa: lápis, caneta, apontadores, marcadores de texto, canetinhas, lapiseiras, borrachas, os chamados materiais de escrita. Na maioria das vezes eles vão parar no lixo; mas você sabia que eles podem ser reutilizados e reciclados? Essa é a iniciativa do projeto "Biorisqui", do Instituto Federal de Brasília,  coordenado pela professora de empreendedorismo Jammilly Mikaela Fagundes Brandão com as estudantes do curso técnico e integrantes do "Steam Power for Girls": Fernanda de Paiva Barth (IFB Campus Riacho Fundo) Rebeca de Castro da Anunciação (IFB Campus Riacho Fundo), Giovanna Souza Carvalho (IFB Campus São Sebastião) e Isadora Morais Costa (IFB Campus São Sebastião).

Durante esta semana serão instalados coletores específicos para a coleta desses materiais, nos dez campi do IFB, para receber doações de toda a população. Posteriormente, esses materiais serão entregues a empresas parceiras que fazem esse trabalho de reciclagem, como o programa "Terracycle", da Faber Castell.

O descarte incorreto desses materiais é nocivo ao meio ambiente. Por exemplo, são vendidas hoje mais de 400 milhões* de canetas esferográficas por ano, e a tinta da caneta é altamente tóxica – além das partes de materiais plásticos e metais, que demoram décadas para se decomporem.

A Comissão IF Ambiental vai apoiar o trabalho da professora nos dez campi recebendo os coletores e conhecendo mais sobre na apresentação do projeto.

Veja agenda de chegada do projeto nos campi:

🗓 Terça - dia 08/06:
⏰ Saída às 8 horas do Riacho Fundo
🚗 Entrega nos campi São Sebastião, Planaltina e Brasília. Retorno às 14 horas ao Riacho Fundo

🗓Quinta - dia 10/06:
⏰ Saída às 8 horas do Riacho Fundo
🚗 Entrega nos campi Estrutural, Samambaia e Ceilândia. Retorno às 13 horas ao Riacho Fundo.

🗓Sexta - dia 11/06:
⏰Saída às 8 horas do Riacho Fundo
🚗 Entrega nos campi Taguatinga, Recanto, Gama e Riacho Fundo. Retorno às 14 horas.