Oficina de Restauro do IFB chega a Papuda
A Oficina de Restauro do Instituto Federal de Brasília chega a Papuda com um projeto de recuperação social por meio do curso de formação inicial em conservação e restauro de mobiliário moderno. O projeto tem apoio do IPHAN/DF e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Prisional e segue até o dia 30 de junho. Vinte alunos da Papuda participam do curso e vão restaurar cinco móveis do designer Jorge Zalzupin, que foram doados pelo Tribunal de Contas da União ao IFB.
A proposta do projeto é oferecer habilidades técnicas aos alunos e fortalecer a consciência de preservação da memória, através da recuperação física e estética do acervo de móveis existentes em espaços públicos, como o Palácio do Itamaraty, Universidade de Brasília e Museu Vivo da Memória Candanga e, demais instituições públicas a serem inseridas no projeto.
A realização e programação das atividades conta com o coordenador responsável, o marceneiro que trabalha na Papuda; dois professores do IFB e sete estudantes, totalizando um curso de 160 horas de capacitação e de acompanhamento das aulas a distância.
Nos próximos dias será agendada uma visita técnica na Papuda para nova avaliação dos trabalhos de restauro dos alunos do sistema prisional.
Redes Sociais