Página inicial > Reitoria > Oficina de Restauro do IFB chega a Papuda

Oficina de Restauro do IFB chega a Papuda

Criado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 13h11 | Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 13h11 | Última atualização em Segunda, 07 de Junho de 2021, 18h36 | Acessos: 742

A Oficina de Restauro do Instituto Federal de Brasília chega a Papuda com um projeto de recuperação social por meio do curso de formação inicial em conservação e restauro de mobiliário moderno. O projeto tem apoio do IPHAN/DF e da Fundação de Amparo ao Trabalhador Prisional e segue até o dia 30 de junho. Vinte alunos da Papuda participam do curso e vão restaurar cinco móveis do designer Jorge Zalzupin, que foram doados pelo Tribunal de Contas da União ao IFB.

A proposta do projeto é oferecer habilidades  técnicas aos alunos e fortalecer a consciência de preservação da memória, através da recuperação física e estética do acervo de móveis existentes em espaços públicos, como o Palácio do Itamaraty, Universidade de Brasília e Museu Vivo da Memória Candanga e, demais instituições públicas a serem inseridas no projeto.

A realização e programação das atividades conta com o coordenador responsável, o marceneiro que trabalha na Papuda; dois professores do IFB e sete estudantes, totalizando um curso de 160 horas de capacitação e de acompanhamento das aulas a distância.

Nos próximos dias será agendada uma visita técnica na Papuda para nova avaliação dos trabalhos de restauro dos alunos do sistema prisional.