Página inicial > Reitoria > IFB e SSP-DF iniciam parceria para capacitação em Libras de servidores

IFB e SSP-DF iniciam parceria para capacitação em Libras de servidores

Criado: Terça, 08 de Junho de 2021, 17h32 | Publicado: Terça, 08 de Junho de 2021, 17h32 | Última atualização em Quinta, 10 de Junho de 2021, 13h35 | Acessos: 974

Estão abertas até esta sexta-feira, 11 de junho, as inscrições de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para 120 vagas disponibilizadas no curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A capacitação será ministrada pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), por meio de um acordo de cooperação técnica com o órgão. A parceria inclui a capacitação dos servidores e a confecção do protocolo de atendimento às pessoas surdas. Para fazer sua pré-inscrição clique em https://bit.ly/LibrasSSP_IFB.

O curso ocorrerá de forma on-line e ao vivo, pela plataforma Zoom, com carga horária de 120 horas. As aulas ocorrerão duas vezes por semana, às terças e quartas-feiras, das 9h às 10h30 ou das 13h30 às 15h e têm início agendado para 22 de junho. O professor que ministrará o curso será Leandro Torres, docente de Libras do IFB Campus Taguatinga que é surdo.

Os participantes podem contribuir com a equipe, composta pela SSP e IFB, para elaboração do protocolo, após a finalização das aulas. Com o documento finalizado, um novo curso será desenvolvido para divulgação do material.

A coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra Fonseca, explica que antes da pandemia, a SSP-DF entrou em contato com o Instituto para que fizessem uma parceria, ofertassem o curso e desenvolvessem um protocolo de atendimento. Ela destaca que a importância desse acordo está na inclusão. “Essa formação vai ser muito importante para os servidores conseguirem se comunicar com os surdos e prestar um atendimento coerente e humanizado”, observa.

Outras parcerias

O IFB também tem parceria firmada com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), desde 2019, para o ensino da Libras a servidores da saúde, também com o objetivo de promover um atendimento mais humanizado. Já foram ministrados cursos para profissionais do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e do Hospital Regional de Samambaia (HRSAM).

Para a coordenadora de Políticas Inclusivas do IFB, Alessandra Fonseca, o curso tem como objetivo principal fazer com que a comunicação entre os servidores e as pessoas surdas seja melhorada. Ela também destaca a divulgação da Libras, que é a segunda língua oficial do Brasil, e o amparo necessário que deve ser dado aos deficientes auditivos.

“As pessoas surdas vão se sentir amparadas, quando elas dão entrada em hospital ou delegacia. Deve ser uma angústia muito difícil ir nesses lugares e não ter como se comunicar”, pondera. “A gente colaborar para uma comunicação inclusiva e humanizada não tem preço.”

Ela também agradece pela parceria entre o IFB e o GDF e espera que mais ações de inclusão possam ser executadas no futuro, com enfoque em pessoas com outras deficiências.