Página inicial > Reitoria > Institutos reúnem-se para discutir políticas de Educação Especial

Institutos reúnem-se para discutir políticas de Educação Especial

Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 08h01 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 08h01 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2091

O Instituto Federal de Goiás (IFG) juntamente com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveram o Encontro dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específica (Napnes) da Região Centro-Oeste, na Cinemateca, do IFG – Campus Goiânia, nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de novembro.

O Encontro reuniu 80 participantes que relataram experiências com ênfase na acessibilidade e tem como objetivo consolidar propostas para a promoção de uma educação especial com foco na educação inclusiva para todo o país.

Os grupos de trabalho se reuniram no saguão da Biblioteca do campus para elaborar um documento que visa à consolidação de ações de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva a ser apresentado em Encontro Nacional, nos dias 22 a 24 de novembro, em Brasília.

Relatos de experiências

Entre os participantes do Encontro está a representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Bento Gonçalves, Maria Isabel Accorsi, que apresentou o trabalho articulado pela instituição com deficientes visuais da comunidade externa. No campus do IFRS, estudantes, por exemplo, com deficiência visual, deficiência intelectual e amnésia participam de aulas de informática, de musculação e de golbol, jogo de futebol para deficientes visuais em que a bola tem um guiso para orientar a partida.

Segundo a assistente social da Pró-Reitoria de Extensão do IFG,Vera Lúcia de Freitas Lopes, o objetivo do evento é sensibilizar a comunidade, para que os servidores do IFG possam atender e receber os alunos com necessidades especiais.

Os Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) consistem em setores que, dentro da instituição, articulam processos e pessoas para a implantação/ implementação da ação de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas em âmbito interno, envolvendo todo recurso humano e também os pais dos estudantes. Além disso, tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da "educação para a convivência" e aceitação da diversidade.

Educação Especial

Em relação à promoção da educação especial, na última quinta-feira, 17 de novembro, a presidenta Dilma Rouseff lançou o Programa Viver Sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em solenidade, no Palácio do Planalto. Até 2014, o governo federal irá investir R$1,8 bilhão na capacitação profissional de pessoas com deficiência e ações para promover a educação e a garantia de acessibilidade.

A previsão é de que sejam readequadas 42 mil escolas, além das 28.650 que já tinham acessibilidade, de acordo com levantamento de 2010. O plano irá beneficiar mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência independentemente de idade, classe social ou gênero.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social – Campus Goiânia, com informações da Assessoria de Comunicação do IF Goiano e da Assessoria de Comunicação Social do MEC