Página inicial > Reitoria > Viver Sem Limite: Plano Nacional lançado pelo Governo para promover a inclusão social

Criado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 11h44 | Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2011, 11h44 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 2522

Na solenidade estão sentados a Presidenta Dilma Rouseff, o Presidente do Senado José Sarney, o Presidente da Câmara Marcos Maia e o Secretário dos direitos do Deficiente Antônio JoséO governo federal lançou na última quinta-feira, 17, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver Sem Limite, que reúne ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade. O governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

Dentre os representantes do governo que participaram da bancada estão o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e a presidenta da República, Dilma Rousseff, que se emocionou em vários momentos. “Estamos aqui para celebrar a coragem de viver sem limites”, disse a presidenta.

O IFB compareceu à cerimônia, em atendimento ao convite feito pela Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, e do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Ferreira.

Na área da Educação, o plano prevê a ampliação do acesso dos alunos com deficiência à escola e a adequação das escolas públicas e das instituições federais de ensino superior às condições de acessibilidade.Alunos com a camisa do napne posam para a foto e um deles que se encontra ao centro, é um cadeirante

O Viver Sem Limite determina ainda a implantação de novas salas de aula com recursos multifuncionais, a atualização das salas já existentes e a oferta de até 150 mil vagas para pessoas com deficiência nos cursos federais de formação profissional e tecnológica.

Do IFB, compareceram ao evento a Pró Reitoria de Extensão (PREX), a Pró Reitoria de Ensino (PREN), integrantes do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e alunos do Campus Planaltina.