Página inicial > Reitoria > ENEM e SISU foram debatidos nos Diálogos Formativos

ENEM e SISU foram debatidos nos Diálogos Formativos

Criado: Terça, 22 de Novembro de 2011, 18h17 | Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2011, 18h17 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1970

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram os temas debatidos na edição de novembro do Diálogos Formativos do Instituto Federal de Brasília. O  debate ocorreu na manhã desta terça-feira, 22, no Auditório Sede do Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios.

As atividades foram conduzidas pelo pró-reitor de Ensino, Nilton Cometti, e teve a participação de dois convidados: a Coordenadora Geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Camila Akemi Karino, que falou sobre o ENEM, e o Coordenador de Relações Estudantis do MEC, Flávio Teixeira, que discorreu sobre o Sisu.

A respeito do ENEM, Camila fez um balanço do exame nos últimos anos, explicou as mudanças ocorridas no processo, como a forma de elaboração das questões e a nova metodologia de pontuação, e citou a expectativa do ENEM para os próximos anos. Já Flávio Teixeira apresentou os benefícios do sistema único de seleção, como democratização do acesso, eliminação de custos para candidatos e para instituições de ensino, e apresentou números que comprovam o crescimento de  instituições adeptas ao Sisu. Após a fala dos convidados, as atividades foram encerradas com perguntas dos servidores do IFB, presentes no evento.

Para o pró-reitor de Ensino, Nilton Cometti, o debate é oportuno, uma vez que em breve o IFB estará aderindo ao Sisu. “É importante construirmos democraticamente um caminho para o acesso e ingresso dos nossos estudantes, pois só assim iremos atingir o objetivo principal do IFB, que é de fazer inclusão social. E a inclusão começa no sistema de ingresso”, comenta o pró-reitor.

Parceria

O IFB firmou parceria com o Inep, com vistas à produção de questões do Enem. Para isso, será necessário capacitar professores de diferentes áreas do conhecimento sobre a metodologia de elaboração de itens. Tal metodologia, desenvolvida e adotada pelo Inep, pretende atingir o número de 100.000 questões em seu Banco Nacional de Itens (BNI). A partir dessa capacitação, o IFB forma um banco de colaboradores para a elaboração e revisão de itens do ENEM.

Os interessados em compor esse banco de colaboradores deverão manifestar-se pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Cometti adianta que, em breve, o IFB estará realizando um evento para ampliar ainda mais as discussões sobre o ENEM. "O instituto deve organizar um Fórum sobre o exame, a fim de esclarecer professores e alunos sobre os impactos da sua utilização no processo seletivo do IFB".