Página inicial > Reitoria > Representantes do IFB reúnem-se com cooperativa para estudar parceria

Representantes do IFB reúnem-se com cooperativa para estudar parceria

Criado: Quinta, 24 de Novembro de 2011, 11h42 | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2011, 11h42 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1748

O Instituto Federal de Brasília continua em busca de desafios para alçar novos voos. Na manhã dessa quarta-feira, 23 de novembro, representantes do IFB reuniram-se com a direção da COOPA-DF – Cooperativa de Produtores do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), com intuito de  estabelecer-se diálogo para criação de ações que fortaleçam o desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB, em parceria com a cooperativa.

Por atuarem na mesma área, a COOPA-DF e o IFB possuem diversos pontos em comum. A Cooperativa é um dos maiores centros de produção agrícola do país, e o Instituto oferece cursos na área de interesse da entidade, como Técnico em Agronegócio, Cooperativismo e Logística, no Campus Gama, e Técnico em Agroindústria, Agropecuária e Tecnologia em Agroecologia, no Campus Planaltina.

A discussão da proposta de parceria concentrou-se, principalmente, em dois pontos: a criação de um termo de cooperação entre as duas entidades para que os estudantes do IFB possam realizar estágios na COOPA-DF e a oferta de cursos de capacitação voltados para a comunidade local. O presidente da Cooperativa, Leomar Cenci, mostrou-se satisfeito com as propostas debatidas. “Não só eu, mas toda a nossa região tem bastante interesse nessa parceria, pois aqui temos grande carência para formar profissionais capacitados para atuarem na área agrícola”, ressalta o presidente.

A reunião contou com a participação do reitor em exercício, Nilton Cometti, o assessor da Reitoria, Francisco Póvoas, a pró-reitora de Extensão, Salete Moreira, os diretores-gerais dos Campi Gama e Planaltina, Marcelo Leite e Adilson Jayme de Oliveira, além de outros representantes dos dois campi. O encontro também teve a participação de representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF).

Ações

Na oportunidade, o IFB disponibilizou para a cooperativa fichas de pré-inscrição para o próximo processo seletivo dos Campi Planaltina e Gama. Segundo o diretor-geral do Campus Planaltina, Adilson Jayme de Oliveira, essa será uma forma de facilitar o acesso aos moradores da região. “Nós iremos até o PAD-DF proferir a palestra, que é uma das etapas do processo seletivo. Assim os interessados não precisam se deslocar até as nossas unidades do IFB. Após isso, as fichas de inscrição da comunidade vão entrar no sorteio, juntas com as daqueles que assistiram à palestra no campus”, explica Adilson.

Em breve, novos encontros entre as entidades irão acontecer para selar oficialmente a parceria.