IFB reúne-se com Sedest para alinhar necessidades da oferta de cursos do Pronatec
Na tarde da última quarta-feira, 23 de novembro, a pró-reitora de Extensão do Instituto Federal de Brasília (IFB), Salete Moreira, reuniu-se com a Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal (Sedest), Arlete Sampaio, e os coordenadores dos Centros de Referência de Ação Social (CRAS). O objetivo do encontro foi apresentar as ações desenvolvidas pelo IFB no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ouvir as necessidades que os Centros de Referência indicam sobre a demanda que será atendida pelo programa.
Este foi o primeiro encontro entre as duas entidades, parceiras no Pronatec. Caberá ao IFB, como executor do programa, responsabilizar-se pela matrícula e ofertas dos cursos, e à Sedest, na condição de demandante – por meio dos CRAS –, selecionar o público que mais se encaixa no perfil do programa.
Após apresentar as informações dos cursos e indicar os campi que vão ofertá-los, o IFB ouviu da secretaria algumas sugestões de adequação ao perfil do público-alvo das cidades-satélites onde os cursos serão ofertados. Para Salete Moreira, o encontro foi produtivo e trouxe bons resultados. “Na reunião tivemos a oportunidade de alinhar as necessidades do público com os cursos que vamos ofertar”, explicou a pró-reitora.
Próximas ações
O próximo passo a ser realizado pela Pró-Reitoria de Extensão é apresentar aos diretores-gerais dos campi as necessidades apontadas pela Sedest, em relação ao público-alvo presente na região. No início de 2012, será finalizada a estruturação das equipes do Pronatec no IFB. Cada campus terá uma equipe formada por professores e técnicos-administrativos para atuarem no programa.
Nesta primeira seleção serão oferecidas 508 vagas em 16 cursos distribuídos entre quatro campi do IFB – Brasília, Riacho Fundo, Samambaia e Taguatinga. A previsão é que o início das aulas aconteça em março de 2012.
Redes Sociais