Página inicial > Reitoria > Aula show Do Grão à Xícara acontece com a marca da integração

Aula show Do Grão à Xícara acontece com a marca da integração

Criado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 16h21 | Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 16h21 | Última atualização em Quarta, 11 de Agosto de 2021, 16h42 | Acessos: 1132

Neste Dia do Estudante, 11 de Agosto, o Instituto Federal de Brasília colocou no ar (ao vivo) pelo canal do youtube TV IFB a Aula Show: Do Grão à Xícara, numa mostra da integração do ensino, pesquisa, extensão, ação multicampi, evento híbrido e parcerias público-privado.

Estudantes dos cursos Técnico e de Tecnologia em Eventos do IFB Campus Brasília executaram a Aula Show com o conteúdo temático do Café com base na pesquisa e produtos da área de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo, visita técnica na produção do fruto no sítio de um empreendedor egresso do curso de Tecnologia em Agroecologia do IFB Campus Planaltina e com o suporte do AudioVisual do IFB Campus Recanto das Emas e dos intérpretes de Libras do IFB Campus Ceilândia.

A Aula Show foi um evento híbrido (alguns estudantes e profissionais in loco e outros a distância). Foram várias produções preliminares, como levantamento de dados, visitas e parcerias para filmagens como o Sítio Terra Nativa (produtor de café orgânico no Lago Norte), a AHA Cafés Incríveis (empresa de microtorrefação), o Clandestino Café (autorizou a gravação do videoclipe e a participação da barista exclusiva Mari Mesquita) e o Quanto Café que cedeu toda a infraestrutura para a Aula Show e também a vivência do seu sócio e barista Gustavo Pimentel. O videoclipe com imagens destes locais visitados ganhou a voz e o violão dos estudantes de Eventos, Karen Parreira e Fernando Lopes.

Na Aula Show, os baristas falaram sobre a importância do grão, do tempo de torra e da moagem, de pesquisa da neurociência sobre percepção do café, mostraram o sistema de café coado em três métodos diferentes de extração e abordaram as combinações químicas, sensoriais e afetivas da bebida.

Na oportunidade foi lançada também a segunda edição do Mapa Afetivo dos Cafés de Brasília, um guia com mais de 60 cafeterias, torrefadoras e fazendas produtoras para brasilienses e turistas recorrerem sempre que quiserem tomar um bom café.  O mapa é resultado da pesquisa realizada do food lab Comida para Pensar, coordenado pela professora de Gastronomia do IFB Campus Riacho Fundo, Ana Paula Jacques.

Já o projeto da Aula Show foi uma ação aprovada pelo Edital 16/2021/RIFB – Ações de Extensão sob a coordenadora da Profa. Sandra Branchine.

O colunista de Gastronomia da Rádio CBN Brasília, Guilherme Lobão, prestigiou a aula-show e deixou seu comentário: “Foi bonito de ver na prática a sinergia necessária entre uma instituição pública de ensino, estudantes, empresários, colaboradores e o próprio jornalismo para valorizar o respeito a cadeia produtivo da agroecologia, da agricultura familiar nesta relação do campo à mesa”.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Profa. Giovana Tedesco, agradeceu todos os envolvidos na iniciativa e destacou a integração dos conhecimentos gerados.

Os estudantes de Eventos que vivenciaram a experiência de participar do projeto também avaliaram de forma positiva a superação dos desafios do período pandêmico com a criatividade para gerar um evento híbrido proporcionando a vivência da prática profissional.

Quer saber ainda mais? Confira:

Vídeo Aula Show Do Grão à Xícara

Videoclipe Brasília Do Grão à Xícara