Página inicial > Reitoria > IFB promove live e lança consulta sobre Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais

Criado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h00 | Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h00 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 16h02 | Acessos: 6716

O Instituto Federal de Brasília (IFB) promove na próxima terça-feira, dia 24 de agosto, às 10h, live no seu canal no YouTube TV IFB, com o objetivo de apresentar o Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais para o segundo semestre do ano letivo. O foco desta etapa de transição são as práticas de laboratório para os estudantes concluintes dos cursos técnicos e superiores. Na oportunidade serão esclarecidas as principais dúvidas da comunidade acadêmica, que também poderão fazer questionamentos via chat.

Participarão do encontro virtual a reitora do IFB, Luciana Massukado, a pró-reitora de Ensino, Veruska Ribeiro, e os membros do Comitê de Emergência (COE), Giovanna Tedesco e  José Anderson de Freitas Silva.

Consulta pública

Na própria terça-feira (24), o plano será colocado em consulta pública no site do IFB para que servidores, estudantes e seus familiares possam conhecer o documento na íntegra e encaminhar sugestões. Depois de finalizada esta etapa, o plano será analisado pelo Conselho Superior da instituição. Se aprovado, as orientações e recomendações poderão ser utilizadas para o segundo semestre do ano letivo, seguindo os protocolos de biossegurança.

De acordo com a reitora do IFB, Luciana Massukado, o plano parte dos princípios de proteção à vida, respeito à ciência, papel social do IFB, direito à educação, manutenção majoritária de atividades remotas e vacinação da comunidade acadêmica.

Segundo Luciana, é um documento norteador, com diretrizes gerais para a instituição planejar uma volta segura e gradual às atividades presenciais. “Este plano, construído a partir de vários momentos de escuta ativa e diálogo com a comunidade — Comitê de Emergência, Comitês Locais, gestores, servidores, estudantes, familiares e sindicato — é uma etapa de transição. Importante destacar que cada campus definirá estratégias para implementação deste plano, de acordo com as suas especificidades, sempre levando em consideração o cenário pandêmico”, explicou Luciana.