Página inicial > Reitoria >  Mensagem da Reitora – IFB seguindo em frente

Mensagem da Reitora – IFB seguindo em frente

Criado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h54 | Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h54 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 15h00 | Acessos: 1363

Ao olharmos em retrospectiva, quando a pandemia da Covid-19 fez o mundo parar, percebemos que o Instituto Federal de Brasília (IFB) acertou em migrar para atividades não presenciais, preservando vidas, mantendo o vínculo com os estudantes e dando continuidade ao processo de ensino aprendizagem, ainda que de forma remota. Fizemos e continuamos fazendo, Reitoria e campi, o que é possível dentro da excepcionalidade na qual vivenciamos, pois numa crise desta magnitude não existe o ideal.

Este ano não poupamos esforços para que todos os profissionais da educação do IFB fossem imunizados. No mesmo sentido, solicitamos ao MEC que os jovens menores de idade, parte do público dos institutos federais, também sejam contemplados no Plano Nacional de Imunização. No Distrito Federal, a vacinação para este público iniciou nesta semana.

Nas diversas conversas com estudantes, familiares, professores e técnicos percebe-se que a volta às aulas presenciais ainda é um tema sem consenso. Costumo dizer que todos têm uma parcela de razão neste assunto, mesmo que as posições, por vezes, sejam opostas. Portanto, a partir da diversidade de opiniões, o que é sadio numa instituição de ensino, nossa responsabilidade enquanto gestores é continuar seguindo a ciência e, com equilíbrio e bom senso, decidirmos juntos o melhor caminho para o IFB neste momento.

Assim, apresentaremos nesta terça-feira (24) o Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais no IFB, uma demanda da comunidade que funcionará como etapa de transição. O documento foi construído a partir de vários momentos de escuta ativa e diálogo com a comunidade - Comitê de Emergência, Comitês Locais, gestores, servidores, estudantes, familiares e sindicato.

Importante destacar que o Plano parte dos princípios de proteção à vida, respeito à ciência, papel social do IFB, direito à educação, manutenção majoritária de atividades remotas e vacinação da comunidade acadêmica. O Plano traz diretrizes gerais a serem implementadas, de acordo com a realidade de cada campus, a partir do segundo semestre deste ano letivo de 2021. Outros documentos de orientação pedagógica e administrativa serão divulgados oportunamente.

O foco do Plano são as práticas de laboratório para os estudantes concluintes dos cursos técnicos e superiores. Ressalta-se que a oferta não tem caráter obrigatório para o estudante, mas caso ele escolha participar da aula prática deverá comprovar a dose única ou duas doses da vacina. Cada campus definirá estratégias para implementação, de acordo com as suas especificidades, sempre levando em consideração o cenário pandêmico.

Além das diretrizes do Plano, vamos lançar o programa IFB Acolhe, um conjunto de iniciativas voltadas para a saúde física e emocional da comunidade acadêmica, considerando os efeitos da pandemia.

O Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais ficará em consulta pública no site do IFB até o dia 31 de agosto para que servidores, estudantes e seus familiares possam conhecer o documento na íntegra e encaminhar sugestões. Em seguida, o mesmo será analisado pelo Conselho Superior. Nossa expectativa é aprová-lo antes do término do primeiro semestre letivo de 2021, para que os campi possam, ao seu tempo, ir planejando e implementando as atividades previstas no Plano a fim de minimizar os prejuízos para os estudantes.

Vamos juntos seguir em frente!

Luciana Massukado, reitora do IFB