Página inicial > Reitoria > IFB reúne-se com empresários do Distrito Federal para alinhar as ofertas com as demandas do mercado de trabalho

Criado: Terça, 13 de Dezembro de 2011, 16h08 | Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2011, 16h08 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1879

O reitor do IFB, Wilson Conciani, apresentou a instituição a um grupo de representantes patronais do Distrito Federal“Convergir as demandas que as empresas têm com as ofertas que o Instituto faz”. Com essas palavras,  o reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, definiu o objetivo principal do café da manhã que foi realizado nesta terça-feira, 13, com representações patronais do Distrito Federal. O encontro, que ocorreu no prédio da Reitoria, contou com a presença de mais de 30 representantes, entre empresários e presidentes de sindicatos e associações, além da participação dos pró-reitores do IFB e dos diretores-gerais de todos os campi da instituição.

Após uma apresentação inicial do instituto, feita pelo próprio reitor, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer a vocação e os eixos das oito unidades do IFB que estão em funcionamento na atualidade. Após esse primeiro momento, foi servido o café da manhã, e entre um quitute e outro, as conversas foram surgindo e os discursos se afinando.

Para o reitor, a importância desse momento justifica-se, justamente, pelo alinhamento dos objetivos do IFB com os da classe empresarial. “Não adianta realizarmos formação e capacitação dos nossos estudantes se essa formação não for adequada à realidade do mundo do trabalho. A aproximação do Instituto com os empresários vai possibilitar que esta classe possa receber nossos estudantes e demandar projetos de pesquisa”, espera.

Conciani lembra que, em outros momentos, o IFB já se reuniu e ouviu as necessidades dos trabalhadores. “Agora queremos captar a visão do empresário, pois dessa forma vamos tentando compor a imagem, da maneira mais fiel possível, do atual mercado de trabalho”, finaliza.

Durante o café, nas conversas, os objetivos do IFB e da classe empresarial eram alinhados.Presente na reunião, o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Júnior Carvalho, acredita que esse encontro irá favorecer o ajuste das demandas de qualificação a ser oferecida pelo  IFB, de acordo com a necessidade de cada região administrativa do Distrito Federal. “A partir desse encontro, vamos ter condições de qualificar, de forma específica, o profissional que o comércio está demandando. No caso de São Sebastião, nós temos uma grande carência de profissionais, como  açougueiros, confeiteiros, bombeiros hidráulicos, eletricista predial, entre outros. O grande ganho desse encontro será a oferta de qualificação profissional de forma regionalizada”.

Durante o encontro, os primeiros resultados já começaram a aparecer. “Nesta manhã, alguns diretores já começaram a entabular a oferta de cursos específicos  de qualificação e a realinhar a oferta de cursos técnicos”, finaliza Conciani.