Página inicial > Reitoria > 27 de agosto é o Dia do Psicólogo

27 de agosto é o Dia do Psicólogo

Criado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 07h57 | Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 07h57 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 16h57 | Acessos: 780

Nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo. No Instituto Federal de Brasília, temos psicólogos nos campi e na Reitoria.

No campus, o psicólogo é um dos profissionais da equipe multidisciplinar da assistência estudantil e contribui com o acompanhamento da comunidade escolar na interface psicologia e educação. Nesse sentido, o psicólogo escolar contribui com conhecimentos e experiências científicas atualizadas na tomada de decisões, aliando o desenvolvimento humano e educação em uma perspectiva emancipatória e de promoção da cidadania, além de contribuir em questões relevantes no dia a dia da escola, nas quais os fatores psicológicos tenham papel preponderante. Para isto, o psicólogo escolar desenvolve atividades direcionadas aos estudantes, professores e funcionários e atua em parceria com a coordenação da escola, com a família e com profissionais que acompanham os alunos fora do ambiente escolar. A partir de uma visão sistêmica, age em duas frentes: a preventiva e a que requer mudanças nos padrões sociais.

Na reitoria, temos uma psicóloga atuando na Gestão de Pessoas, que tem o foco no atendimento às demandas dos servidores do Instituto. O trabalho da psicóloga envolve acolhimento, intervenção em crise, apoio psicológico, orientações sobre relacionamentos interpessoais e qualidade de vida no trabalho.

Os psicólogos do IFB se reinventaram durante a pandemia e descobriram novas formas para acolher a comunidade acadêmica e desenvolver o trabalho de forma remota:

Na Reitoria, a psicóloga da Gestão de Pessoas realiza acolhimentos, atendimentos e coordena as Rodas de Conversa, todos os trabalhos são realizados de forma on-line, por meio das plataformas digitais. O contato é realizado através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

No IFB Campus Planaltina, o acolhimento psicológico semanal é dividido por cursos, os estudantes podem acessar pelo link disponibilizado no manual do estudante. Os encontros são realizados para os estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) às segundas 17h, subsequente às terças 17h, Licenciatura em Biologia às quartas 17h e para a Agroecologia às quintas 17h. Os estudantes podem entrar em contato com o serviço pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Instagram @psicologa.lorena.costa.

No IFB Campus Estrutural, têm sido realizados encontros síncronos mensais com as turmas de Ensino Médio para abordar assuntos relacionados à adolescência, ao processo de ensino-aprendizagem e à pandemia. Além disso, é realizado acolhimento psicológico individual por ligação telefônica ou videochamada no Google Meet. Para agendar, basta enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No IFB Campus Riacho Fundo o atendimento ao estudante é realizado de forma assíncrona predominantemente, pode ser síncrona em alguns casos analisados. E o contato é feito pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

No IFB Campus Gama, têm sido realizados encontros síncronos periódicos com as turmas de Ensino Médio e com o PROEJA para abordar assuntos relacionados ao desenvolvimento humano, ao processo de ensino-aprendizagem e à pandemia. Além disso, é realizado acolhimento psicológico individual por ligação telefônica ou videochamada no Google Meet. Para agendar, basta enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No IFB Ccampus Brasília, as atividades estão sendo realizadas a distância com as turmas e assessoramento das coordenações. Para agendar, basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

No IFB Campus Samambaia, os estudantes interessados podem agendar através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os estudantes do IFB Campus São Sebastião podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O IFB Campus Recanto das Emas também está com atividades em psicologia escolar e os estudantes podem acionar o servidor pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A atuação da psicologia na educação teve um avanço com a regulamentação da Lei nº13.935/2019 e é uma conquista de toda a sociedade. Para acompanhar as atividades da psicologia, fique atento ao projeto Algumas Palavras e as atividades publicadas na página dos campi.