Página inicial > Reitoria > Capes libera acesso ao Portal Periódicos

Capes libera acesso ao Portal Periódicos

Criado: Quarta, 14 de Dezembro de 2011, 22h34 | Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2011, 22h34 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 3700

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) do Instituto Federal de Brasília (IFB) informa à comunidade acadêmica que foi liberado o acesso ao Portal Periódicos da Capes, o qual poderá ser acessado por meio do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br.

Com a liberação, professores, pesquisadores, alunos e servidores vinculados à instituição passam a  possuir acesso livre e gratuito ao Portal de Periódicos. O Portal é acessado por meio de terminais ligados à internet e localizados na instituição ou em outros locais por ela autorizados.

A partir do próximo ano, a PRPI, por meio da Coordenação de Publicações, promoverá cursos de uso do Portal Periódicos Capes para toda a comunidade acadêmica. Também está em análise a possibilidade de liberação do acesso remoto por meio de configuração de um servidor de navegação.

Para o pró-reitor de pesquisa e inovação, Luciano Toledo, o fato trata-se de uma importante conquista da comunidade acadêmica do IFB. “O livre acesso ao conhecimento científico por meio do Portal Capes permitirá o aprofundamento dos conhecimentos praticados nos espaços formais e não formais de aprendizagem, qualificando ainda mais as informações científicas na instituição e despertando o interesse dos alunos pelo mundo da ciência, tecnologia e inovação”, destaca o pró-reitor.

Na ocasião, Luciano aproveitou para destacar o empenho dos setores envolvidos na liberação. “Reconhecemos o esforço e a iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), na pessoa do Diretor Bruno Pontes, além do apoio sempre relevante do Coordenador de Publicações Paulo Henrique de Azevedo Leão”, finaliza.

O Portal

O Portal Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza às instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 30 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 10 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.