Página inicial > Reitoria > Confira as atividades do IFB voltadas ao Setembro Amarelo

Confira as atividades do IFB voltadas ao Setembro Amarelo

Criado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 10h40 | Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 10h40 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h47 | Acessos: 1588

Com o começo de setembro, as ações da campanha Setembro Amarelo, destinada à orientação sobre os cuidados para a prevenção ao suicídio, também são iniciadas e diversos setores se engajam nas estratégias e debates sobre sociedade, saúde mental e suicídio.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) percebe que ações como esta não podem ser eventuais, devendo estar articuladas com uma agenda institucional ampla que circule entre a comunidade diversas ressignificações sobre nossa forma de estar no mundo. Em função disso, as Coordenações de Assistência Estudantil e Inclusão Social- CDAEs, através de sua equipe multiprofissional, desempenha um importante papel de acompanhamento estudantil ao longo do ano, oferecendo auxílios específicos através de editais e escuta especializada, através de atividades do serviço social, psicologia escolar e pedagogia.

O IFB também possui uma psicóloga com atuação voltada para os servidores, trabalhando diretamente na gestão de pessoas do IFB. A preocupação com a saúde emocional e busca por melhor qualidade de vida ocorre em tempo integral, por meio de criação de agenda intersetorial para fortalecimento das redes de cuidado, ações no campus como acolhimento psicológico, orientações, dicas para buscarmos relações mais saudáveis, intervenções em crise e rodas de conversa.

Neste mês de setembro, convidamos a comunidade a refletir sobre saúde mental através de atividades on-line conduzidas pela equipe de psicologia do IFB. A próxima ação agendada será uma live transmitida pelo Instagram oficial do IFB (@ifbrasilia), com uma equipe de psicólogos do instituto que vão abordar questões relacionadas à saúde mental. A live é aberta à comunidade e acontecerá na próxima quinta-feira, 9 de setembro, às 19h. Participe conosco!

Além disso, publicações nas mídias sociais do IFB também estão programadas ao longo do mês, inclusive vídeos e pequenos textos para o site institucional, abordando temas como depressão, ansiedade, promoção de saúde, entre outros. Todos os conteúdos serão elaborados pela equipe de psicologia do IFB.

Outra atividade programada para o mês de setembro é a Roda de Conversa: Setembro Amarelo - Estratégias para buscar uma vida mais leve, que ocorrerá no dia 15 de setembro, quarta-feira, às 15h, via Google Meet. O evento é aberto à participação de servidores do IFB.