Página inicial > Reitoria > Cerrado: Jardim Cerratense como instrumento de Educação Ambiental

Cerrado: Jardim Cerratense como instrumento de Educação Ambiental

Criado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 08h05 | Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 08h05 | Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 10h17 | Acessos: 613

A professora Diane Ivanise Fiamoncini, docente da Licenciatura em Biologia e do curso de Agroecologia do IFB Campus Planaltina, juntamente com as  professoras Edilene Marchi e Viviane Evangelista vão iniciar no próximo semestre, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o projeto Jardim Cerratense como instrumento de Educação Ambiental no campus. A ideia é convidar a comunidade acadêmica e outras escolas de ensino para conhecer o espaço, que vai abrigar espécies nativas herbáceas, gramíneas e arbustivas das formações savânicas e campestres do Cerrado, incluindo o cajuzinho do cerrado, Caliandra, dentre outros exemplos que representam a diversidade do bioma.

A principal ideia do projeto é apresentar o jardim cerratense, por meio de projeto de design gráfico e de arquitetura, como espaço de consciência ambiental para os estudantes das escolas públicas de Planaltina e para a comunidade interna do campus.  Também será realizada como recepção de "boas-vindas" aos estudantes do IFB para que conheçam a ideia dos jardins naturalistas e cerratenses, como instrumento de educação ambiental para o conhecimento e a preservação de espécies nativas do Bioma Cerrado.

"Vamos visitar escolas da Rede Pública para fazer esse convite. Esperamos que outros alunos possam conhecer e se interessar mais sobre a diversidade do Cerrado e aperfeiçoar conhecimentos na área de Educação Ambiental", conta animada a professora.

Além disso, a professora Diane reforça que é necessário divulgar o conceito de que a estética do cerrado pode ser inserida em jardins, pelas qualidades de beleza que apresentam e como instrumento de preservação da flora e da fauna local.

Os estudantes do IFB Willian Jeferson, de Agroecologia, Sarah Oliveira e Lucas Bombardi, da Licenciatura em Biologia, e o estudante Cleiton Silva, do curso de Arquitetura da UnB, vão trabalhar diretamente com o projeto. William, mais conhecido como Biro Biro, já faz o acompanhamento do Jardim Louise Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB), e o manuseio de outros jardins do cerrado na cidade.

O mais novo "Jardim do Cerrado" estará localizado no IFB Campus Planaltina e será mais um espaço de reconhecimento das plantas nativas do Cerrado. Demais informações para agendamento de visitas e horários serão divulgados em breve.