Página inicial > Reitoria > Conselho Superior debate Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais

Criado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 17h00 | Publicado: Terça, 14 de Setembro de 2021, 17h00 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h14 | Acessos: 1625

O Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB) debateu, em reunião extraordinária (clique aqui) nesta terça-feira (14), o Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais, etapa de transição. De acordo com a reitora do IFB, Luciana Massukado, cada campus avaliaria a possibilidade de oferta das atividades letivas que poderão ou não ser implementadas a partir do segundo semestre do ano letivo 2021 (De 4/10/21 a 19/2/22).

Na abertura da reunião, Luciana Massukado lembrou que o Plano é uma demanda da comunidade acadêmica e foi construído a muitas mãos e após vários momentos de escuta ativa e de diálogo com o Comitê de Emergência, Comitês Locais, gestores, servidores, estudantes, familiares e sindicato. A reitora destacou os princípios norteadores do Plano: proteção à vida e à saúde, respeito à ciência, papel social do IFB, direito à educação, manutenção majoritária de atividades remotas e responsabilidade individual, coletiva e compartilhada.

A proposta de minuta debatida pelos conselheiros estabelece como requisitos obrigatórios para participação nas eventuais atividades que vierem a ser aprovadas a vacinação completa contra a Covid-19 e o uso de máscara, além do cumprimento de demais protocolos de biossegurança.

No entanto, o servidor Paulo Cabral, que representa o Sinasefe no Conselho Superior, pediu vistas ao processo e o debate foi encerrado. Assim, de acordo com o regimento, a pauta voltará obrigatoriamente para deliberação na próxima reunião ordinária marcada para o dia 19 de outubro.

Etapa de transição — A resolução proposta também estabelece requisitos para a etapa de transição, tais como elaboração e implementação dos procedimentos operacionais padrão e detalhamento dos protocolos de biossegurança de cada unidade, além de verificação e aquisição, por parte das unidades, dos insumos necessários para a retomada gradual de atividades presenciais etc.

Ainda segundo a proposta de resolução, a Pró-Reitoria de Ensino, em parceria com os campi, irá expedir documentos complementares para o desenvolvimento da etapa de transição.