Conselho Superior debate Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais
O Conselho Superior do Instituto Federal de Brasília (IFB) debateu, em reunião extraordinária (clique aqui) nesta terça-feira (14), o Plano de Retorno Gradual e Seguro às Atividades Presenciais, etapa de transição. De acordo com a reitora do IFB, Luciana Massukado, cada campus avaliaria a possibilidade de oferta das atividades letivas que poderão ou não ser implementadas a partir do segundo semestre do ano letivo 2021 (De 4/10/21 a 19/2/22).
Na abertura da reunião, Luciana Massukado lembrou que o Plano é uma demanda da comunidade acadêmica e foi construído a muitas mãos e após vários momentos de escuta ativa e de diálogo com o Comitê de Emergência, Comitês Locais, gestores, servidores, estudantes, familiares e sindicato. A reitora destacou os princípios norteadores do Plano: proteção à vida e à saúde, respeito à ciência, papel social do IFB, direito à educação, manutenção majoritária de atividades remotas e responsabilidade individual, coletiva e compartilhada.
A proposta de minuta debatida pelos conselheiros estabelece como requisitos obrigatórios para participação nas eventuais atividades que vierem a ser aprovadas a vacinação completa contra a Covid-19 e o uso de máscara, além do cumprimento de demais protocolos de biossegurança.
No entanto, o servidor Paulo Cabral, que representa o Sinasefe no Conselho Superior, pediu vistas ao processo e o debate foi encerrado. Assim, de acordo com o regimento, a pauta voltará obrigatoriamente para deliberação na próxima reunião ordinária marcada para o dia 19 de outubro.
Etapa de transição — A resolução proposta também estabelece requisitos para a etapa de transição, tais como elaboração e implementação dos procedimentos operacionais padrão e detalhamento dos protocolos de biossegurança de cada unidade, além de verificação e aquisição, por parte das unidades, dos insumos necessários para a retomada gradual de atividades presenciais etc.
Ainda segundo a proposta de resolução, a Pró-Reitoria de Ensino, em parceria com os campi, irá expedir documentos complementares para o desenvolvimento da etapa de transição.
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