Página inicial > Reitoria > IFB regulamenta programa de gestão para servidores

IFB regulamenta programa de gestão para servidores

Criado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h13 | Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h13 | Última atualização em Quarta, 15 de Setembro de 2021, 12h18 | Acessos: 2007

Em março de 2020 veio a pandemia da Covid-19 e milhares de trabalhadores mundo afora passaram a vivenciar o home office, no Brasil chamado de trabalho remoto ou teletrabalho. No entanto, este debate de se trabalhar com metas e resultados, mas de forma flexível no tempo e no espaço, já tinha sido iniciado na Administração Pública bem antes da pandemia.

Qual a novidade agora? É que o Instituto Federal de Brasília (IFB), após amplo debate com a comunidade, elaborou e regulamentou o seu Programa de Gestão. De acordo com a resolução aprovada pelo Conselho Superior (CS), o programa de gestão do IFB abrangerá as atividades cujas características permitam a mensuração da produtividade, dos resultados e do desempenho do participante em suas entregas.

A participação no programa é facultativa ao servidor e autorizada conforme conveniência da Administração e do interesse e compatibilidade do serviço, mediante aprovação da chefia imediata e do dirigente da unidade. “A aprovação desse normativo representa um grande avanço institucional e nos permite demonstrar que a instituição entrega à sociedade muito mais do que horas de trabalho”, destacou o Pró-reitor de Gestão de Pessoas do IFB, José Anderson de Freitas Silva.

Próximos passos — Ainda segundo a resolução, que teve relatoria da servidora Vaneide Leite da Silva, representante do Sinasefe no CS, as atividades que irão compor o programa de gestão serão fixadas por meio de portaria da reitora, com revisão e atualização permanentes.

O programa de gestão será celebrado por meio de plano de trabalho e poderá ser realizado em regime presencial ou teletrabalho, sendo que o segundo poderá ser em regime integral ou parcial.

O próximo passo para implementação do programa de gestão será a definição do instrumento público de fluxo contínuo contendo os critérios técnicos necessários para adesão ao programa, bem como a definição da ferramenta tecnológica que irá apoiar esse processo. A proposta inicial para a solução tecnológica se baseia em um módulo do SUAP que está em processo de finalização no Instituto Federal Goiano, com previsão de entrega até o final do mês.

A reitora do IFB, Luciana Massukado, lembrou que a aprovação da resolução vai ao encontro de uma demanda histórica dos servidores, especialmente dos técnicos-administrativos. “Com a implementação do programa de gestão, poderemos manter nossos talentos, melhorar a qualidade de vida no trabalho e promover uma cultura orientada ao resultado, trazendo benefícios diretos à população”, afirmou Luciana.

Mais de 30 órgãos e entidades do governo federal já editaram portaria de autorização para implantação do Programa de Gestão. Saiba mais sobre o Programa de Gestão do Governo Federal.