Página inicial > Reitoria > Diálogos Formativos: técnicos e docentes do IFB reúnem-se para discutir o Pronatec

Criado: Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 15h10 | Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2011, 15h10 | Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2013, 10h22 | Acessos: 1970

Técnicos e docentes do Instituto Federal de Brasília (IFB)  reuniram-se no Diálogos Formativos na quinta-feira, 15, para discutir a implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que promete qualificar mais de oito milhões de trabalhadores e estudantes até 2014. O Instituto ficou responsável por executar os cursos, e segundo o pró-reitor de ensino, Nilton Cometti, o  IFB já está finalizando o pacote das primeiras turmas.

O Diálogos Formativos é um fórum de discussão do IFB em que todos os componentes da gestão e servidores podem discutir temas atuais de educação profissional e tecnológica no âmbito dos Institutos Federais. “Este é um espaço para a gente conversar, debater e entender propostas, para, assim, construir o Instituto Federal de Brasília”, afirma o reitor do IFB, Wilson Conciani.

Cometti explica que o intuito dos encontros é trazer pessoas com experiência nos temas e abrir esse espaço para debate com toda a comunidade do IFB. “O objetivo é formar técnica e politicamente os servidores do IFB para uma gestão participativa, inovadora e dinâmica ”, explica o pró-reitor.

Pronatec
O Pronatec foi escolhido como tema da reunião, pois, além de estar sendo discutido diversas vezes, a diretora de articulação de projetos especiais da Setec-MEC, Patrícia Barcelos,  acredita que uma ação que irá influenciar milhões de pessoas não pode ser decidida apenas por um grupo reduzido. “Nós iremos construir o programa juntos; nós não temos todas as respostas, e isso é bom. Esse espaço de diálogo é muito bom; nós precisamos ouvir, conhecer. Tudo o que já chega pronto está fadado a dar errado”, ressalta.

De acordo com o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Eliezer Pacheco, o programa é uma forma de retribuição às oportunidades de estudo que se tiveram. “O Pronatec é a lembrança a todos os docentes de que nós temos um compromisso social com toda a população”, afirma.