Página inicial > Reitoria > Dia do Profissional Técnico e Aniversário da Rede Federal são comemorados nesta quinta, 23

Criado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 08h27 | Publicado: Quinta, 23 de Setembro de 2021, 08h27 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 13h45 | Acessos: 900

Hoje, os parabéns vão para todos os profissionais que optaram por uma formação mais rápida, mais prática e que aquece e movimenta o mercado de trabalho. Nesta quinta-feira, 23 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Profissional de Nível Técnico.

O Instituto Federal de Brasília (IFB), atualmente, oferta 48 cursos técnicos em três modalidades diferentes: Integrado, Subsequente e Proeja, entregando à sociedade, anualmente, centenas de novos profissionais, formados e capacitados.

“O profissional técnico que pensa, reflete sobre seu fazer e intervém na realidade. Que compreende todo o processo produtivo, aliando conceitos, procedimentos e atitudes. É esse profissional que temos orgulho de ajudar a formar para a vida e consequentemente para o mundo do trabalho. Um técnico com essa capacidade certamente impactará a organização em que ele estiver trabalhando, mas também a sociedade”, destaca a reitora do IFB, Luciana Massukado.

Aniversário da Rede Federal

Também nesta quinta, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica comemora 112 anos de existência.

O dia celebrado é o dia 23, pois foi nessa mesma data, em 1909, que o então presidente da República Nilo Peçanha assinou o decreto que criou 19 escolas de Aprendizes Artífices. Nascia ali, naquele momento, a educação profissional no Brasil.

Para a reitora do IFB, Luciana Massukado, ao longo de mais de cem anos as escolas da Rede Federal se transformaram inúmeras vezes, evoluindo com a sociedade e com os avanços tecnológicos. E, a criação dos institutos federais, presentes em todos os estados e no DF, com educação profissional de qualidade para todos, envolvendo a comunidade e os arranjos produtivos locais, é um marco nessa transformação.

"Costumo dizer que, quando um campus do Instituto Federal chega em um território, ele melhora a autoestima da população, pois em muitos casos se torna o melhor equipamento público daquela região. Plantamos sementes nos territórios onde estamos inseridos, gerando milhares de frutos que contribuem para o desenvolvimento do Brasil de hoje e do amanhã. A rede federal é a prova de que o investimento na educação pública traz bons resultados para a sociedade”, destaca a reitora.

Vale lembrar que os Institutos Federais são referência em educação profissional em todo o país. Neste semestre, por exemplo, o IFB recebeu nota máxima, conceito 5, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação é conduzida por uma comissão instituída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).